Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

22º 34º Feira de Santana
13 de dezembro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Educação

Após 17 anos, colégio Eliana Boaventura pode encerrar as atividades

25/09/2017 16h54
O governo do estado quer transferir os alunos para o colégio Edith Gama, que fica localizado no bairro Irmã Dulce.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Após 17 anos, colégio Eliana Boaventura pode encerrar as atividades
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Daniela Cardoso

O colégio estadual Eliana Boaventura, que fica localizado na Avenida Santo Antônio no bairro Capuchinhos, poderá encerrar as atividades este ano. O governo do estado quer transferir os alunos para o colégio Edith Gama, que fica localizado no bairro Irmã Dulce.

Pais de alunos, professores e estudantes não estão concordando com o fechamento. A estudante Beatriz Cerqueira Andrade, 13 anos, que está no 9º ano, afirma que a equipe do colégio é muito boa e que não acha certo fechar. “Além disso, moro no bairro Santa Mônica e me deslocar para outra escola seria complicado”, disse.

Valéria Bispo de Oliveira de 15 anos, que também está no 9º ano, estuda no Eliana Boaventura há dois anos. Ela também é contra o fechamento da escola. “É um colégio muito bom e não deveria fechar”, opinou.

O diretor da escola Eliana Boaventura, José Mauro Souza Alves, informou que a instituição conta com 175 alunos do 6º ao 9º ano. Segundo ele, a maioria mora nos bairro Parque Getúlio Vargas e Rocinha, porém também há alunos de bairros mais distantes como Aeroporto. O diretor afirma que muitos pais se posicionaram contra o fechamento, pois a mudança dificultaria o deslocamento, por conta do transporte.

O contrato de aluguel do prédio onde funciona a escola acaba em dezembro deste ano e, segundo o diretor José Mauro Souza Alves existe uma orientação da secretaria estadual de Educação de não fazer a renovação. O diretor ainda falou sobre os projetos da escola Eliana Boaventura, além do bom resultado na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde a instituição teve uma boa pontuação.

“Fomos avaliados pelo Ideb como a melhor escola de ensino fundamental em Feira de Santana, na última avaliação. Então temos uma ótima credibilidade junto a comunidade, nossas vagas são todas preenchidas, pois a comunidade confia no trabalho. Também temos um projeto pedagógico de tempo integral, que é norteado pela secretaria de Educação, que consiste na comunicação da escola com a comunidade. A gente trabalha sempre fazendo uma interpretação da realidade, através de projetos pedagógicos, estimulamos que os alunos busquem uma perspectiva melhor não só para eles, mas para o coletivo onde vivem”, detalhou.

A professora Lucidalva Oliveira também lamenta o possível fechamento da escola, que, segundo ela, tem conseguido um nível de educação muito bom. Ela acredita que por esse motivo, os pais tem se mobilizado, especialmente nas redes sociais, contra o fechamento da escola Eliana Boaventura.

“Essa escola é uma necessidade aqui da região, atendendo a vários bairros. É uma escola que já tem 17 anos e tem se destacado em Feira de Santana pelo Ideb. Essa escola tem uma pontuação de 3.2 no Ideb, que é uma das melhores na cidade”, afirmou.

O deputado estadual Angelo Almeida, diz que está tentando evitar o fechamento da escola. Ele se reuniu com pais e funcionários e afirmou que saiu da reunião com a missão de dialogar com a secretaria de Educação, no sentido de que a escola seja mantida ou no prédio atual ou em outro prédio.

“Há uma política de governo de redução de custos e essa escola funciona em dois prédios alugados que dá um total de 10 mil reais por mês. Há uma indicação técnica de mudança no funcionamento, passando os alunos para outra escola. Tomando conhecimento da mobilização e da articulação feita pela sociedade, estivemos presentes na escola, fizemos uma reunião, ouvimos com bastante atenção e saímos com essa tarefa. Agora depende de como vai ser dado o entendimento e o diálogo”, destacou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Procurador da República Vladimir Aras diz como foi seu trabalho na operação Lava Jato

mais podcast ›

Videos

População recebe PM com aplausos após morte de assaltantes de banco em Olindina