Mundo do Trabalho

Sem dominar o inglês, o brasileiro perde mais da metade das oportunidades de emprego.

No cenário atual em que o país passa por uma crise econômico-política, as exigências para preencher uma função nas empresas tendem a se tornar maiores.

25/09/2017 às 14h38, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os números são reais e resultados de uma pesquisa desenvolvida pela Page Personnel, empresa de recrutamento mundial. Constataram que independente do nicho de atuação do profissional, a fluência no inglês daqui a 10 anos deixará de ser um diferencial para se tornar um dos requisitos básicos para uma colocação no mercado de trabalho. Outro dado extraído mostra que 60% das vagas atualmente pedem que o candidato saiba inglês. Ou seja, sem dominar o inglês, o brasileiro (a) perde mais da metade das oportunidades de emprego.

No cenário atual em que o país passa por uma crise econômico-política, as exigências para preencher uma função nas empresas tendem a se tornar maiores. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já são mais de 13 Milhões de pessoas desempregadas e este quadro piora quando se trata dos mais jovens. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou no último dia 14 que de Abril a Junho deste ano, apenas 25% dos desempregados com idade entre 18 e 24 anos foram recolocados no mercado. Isso porque nessa faixa etária a chance de ser conseguir um emprego é menor.

É neste momento que bate certo desespero nesses jovens-adultos que não tiveram a oportunidade de estudar o idioma seja por questão financeira eou tempo. Leiza Oliveira, CEO da rede Minds Idiomas, traz uma boa notícia nesse quadro. "A frase pode parecer clichê, porém nunca é tarde para aprender inglês. Além disso, quando o indivíduo se empenha na fase adulta para ficar fluente demonstra resiliência e foco. Atitudes bem vistas aos recrutadores", explica Leiza.

Para ajudar os jovens-adultos que não falam inglês e estão disputando um cargo, a especialista Leiza Oliveira da Minds, mostra 5 dicas para sair dessa "saia justa" e conseguir um emprego:

1) Seja honesto (a) na entrevista

Se você está no nível básico do inglês e começou o curso agora eou pretende começar seja transparente com o recrutador. O fato de ter começado a estudar um novo idioma ou mesmo estar procurando uma escola para esse fim mostra que você está tentando se tornar um melhor profissional e indivíduo. Mesmo estando desempregado.

Isso é um ponto positivo para o aspirante a vaga e evitará que passe por situações embaraçadas como ter que se comunicar de forma fluente neste primeiro momento.

Além disso, você sai na frente ao estudar, pois de acordo com o comitê de educação da ABF (Associação Brasileira do Fanchising), 90% da população não estudam ou não pretende estudar línguas nos próximos anos.

2) Coloque as desculpas de lado e arregace as mangas

Muitas pessoas explicam que não fazem um curso de idiomas devido ao valor. Entretanto, basta interesse e diálogo para se dedicar ao inglês. Não é preciso fazer um intercâmbio ou investir em um curso caro porque a escola tem nome. É mais preferível procurar uma instituição que tenha o modelo de ensino em curto prazo, de 18 a 20 meses, por exemplo, e negociar os valores de matrícula e mensalidade. Isso porque quando o candidato (a) estiver disputando a vaga já estará cursando o segundo idioma e com perspectiva reduzida de tempo de término. Isso melhora o currículo dele e também de quem o entrevista, pois sabe que a conclusão do curso não demorará e logo estará fluente.

3) Administre o seu tempo

Outra dica que parece clichê, porém necessária e de difícil execução. Alguns alunos relatam que não fizeram o curso de inglês anteriormente devido à falta de tempo. Porém, é possível resolver esse entrave. Dê preferência para cursos em escolas que tenham a modalidade híbrida, ou seja, que permitam tanto aulas in loco como online. O aprendizado apenas pela internet torna-se limitante porque esse candidato usará o idioma na entrevista presencial. Logo, treinar o inglês na escola é uma excelente arma para este momento. Todavia, há instituições que disponibilizam as atividades online, como leitura e gramática, também são válidas e economizará tempo para conseguir mandar mais currículos, por exemplo.

4) Torne o seu ambiente de estudo harmônico

Treine o idioma via Skype com pessoas de outros lugares do mundo e crie uma rotina de estudos delimitando horas. Torne o seu quarto eou outro cômodo em que irá estudar inglês em um local agradável e organizado. Lembre-se que no momento do aprendizado nossos 5 sentidos estão operando e o ambiente físico também interfere.

5) Não desanime com os "nãos" que levar

O nosso cérebro é programado para a aceitação, mas não para as negativas. Por isso, coloque na sua rotina o exercício físico e sempre que puder encontre amigos para conversar. Atos simples como esses liberam endorfina e lhe ajudarão a administrar a ansiedade. Uma dica importante é entender a empresa que irá fazer a entrevista. Uma pesquisa do portal CareerBuilder aponta que um dos fatores que resultam na eliminação do candidato (a) é estar desinformado da empresa. 39% dos indivíduos são eliminados por isso. Se informe e conquiste uma vaga!

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade