Segurança

Seap promove 1º Curso Básico de Inteligência Penitenciária

Primeira de quatro edições, este curso instrumentaliza os estudantes a aprenderem a identificar ameaças reais ou potenciais ao Sistema Prisional e a Segurança Pública.

23/09/2017 às 11h06, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional, realiza nesta segunda-feira (25) o Primeiro Curso Básico de Inteligência Penitenciária. O curso que tem por objetivo capacitar os agentes penitenciários para utilização das técnicas de inteligência que permitam a produção do conhecimento vai acontecer até o dia (29).

Este treinamento segue orientações e parâmetros do Curso Básico de Inteligência Penitenciária do Depen e, por isso, abordará conteúdos da Doutrina de Inteligência Penitenciária Nacional para os integrantes do Sistema Prisional Baiano. 

Com 42 horas/aulas, a capacitação será ministrada pelos facilitadores Hêndrio Inandy, Coordenador; Luciano Teixeira, Agente Penitenciário; Estevão Balbino, Agente Penitenciário e Yuri Fonseca, Agente Penitenciário e será dividida em aulas teóricas e práticas, com apresentação de estudo de casos que se aproximam da realidade vivida por um agente de inteligência no Sistema Penitenciário.

Primeira de quatro edições, este curso instrumentaliza os estudantes a aprenderem a identificar ameaças reais ou potenciais ao Sistema Prisional e a Segurança Pública, fornecendo os subsídios necessários para a produção de Planos de Segurança do Sistema Prisional baiano e ao tomador de decisão. Com esta rede funcionando com qualidade, pode-se antecipar as crises e problemas graves na segurança pública e no Sistema Prisional. 

Elaborado e produzido pelo Órgão Central de Inteligência Prisional do Estado da Bahia, esta proposta é um marco histórico no Sistema Prisional Baiano, pois utiliza integralmente da infraestrutura da Coordenação e possui o corpo docente composto por agentes do Sistema Prisional do Estado da Bahia, altamente capacitados após realizarem cursos em diversos órgãos públicos, reaplicando o investimento feito pela Seap a estes profissionais. 

No âmbito do planejamento estratégico da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional da Seap, este é o primeiro passo para a criação de uma Inteligência Prisional sólida com futura apliação dos Núcleos de Inteligência nas Unidades Prisionais do estado. Fomentando inciativas como essa, busca-se a ampliação da cultura da Atividade de Inteligência na classe de Agentes Penitenciários, além de ser um instrumento balizador para a realização de novos cursos que apresentem maior complexidade na área de inteligência. 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade