Feira de Santana

Interferência política e pedidos atrapalham regulação de pacientes para unidades de saúde, diz especialista

De acordo com o especialista em gestão de saúde Artur Jorge, que participou da audiência, há uma procura muito grande pelo serviço de saúde e uma oferta muito pequena.

22/09/2017 às 16h22, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta sexta-feira (22), discutiu as dificuldades na regulação de pacientes de unidades de saúde do município para hospitais, sobretudo o Hospital Geral Clériston Andrade.

De acordo com o especialista em gestão de saúde Artur Jorge, que participou da audiência, há uma procura muito grande pelo serviço de saúde e uma oferta muito pequena. E a regulação deveria servir e encaminhar esses pacientes para as unidades de referência.

“Infelizmente, hoje a regulação serve de barreira, pois o paciente procura pelo serviço de saúde e não consegue ser atendido. A gente tem um sistema ineficiente. Ele não funciona, não é integrado entre as redes municipais e estaduais. Feira de Santana não tem uma rede de leitos própria suficiente para atender à população e acaba sobrecarregando o Clériston Andrade, que por sua vez também não tem condição de atender a demanda, não apenas de Feira de Santana, mas dos 127 municípios pactuados. Isso, obviamente, faz com que a gente tenha uma sobrecarga”, afirmou Artur Jorge.

Para ele, o serviço de regulação deve passar por algumas mudanças. “A primeira coisa é que o Sistema de Regulação nos possibilite entender quais são as demandas. Isso facilita a criação de leitos na área de atendimento que você mais necessita. O segundo ponto é que o sistema seja eficiente e que cumpra os protocolos. Quem tem prioridade deve ser atendido como prioridade. Infelizmente, hoje a gente tem uma rede de atendimento baseada no bilhete, na ligação, e o paciente que não é prioridade pula a fila. Há uma rede paralela na regulação municipal e estadual, e pedidos tomam a frente de quem precisa realmente. Não apenas na regulação, mas no atendimento da saúde em geral a política influencia na prioridade do atendimento”, declarou o especialista.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Maíza Macedo, que representou a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, explica por que é difícil se fazer regulação em Feira de Santana.

“A regulação é uma ferramenta e nunca chegará à sua plenitude porque tem que estar sempre sendo moldada e caminhar alinhada à rede de serviços de saúde. Feira de Santana tem a regulação ambulatorial de média e alta complexidade e a regulação de urgência. A regulação de leitos é realizada através do estado e o município alinha com o estado a demanda dos leitos. Então o município está nessa perspectiva de trabalhar sempre dando uma melhor resposta à demanda do paciente. Sabemos que os recursos são finitos e as demandas infinitas. E há realmente uma necessidade de ampliar esse número de leitos. A regulação não cria leitos, ela visualiza o cenário e aponta medidas”, afirmou Maísa Macedo.

Ela informou que o Samu trabalha com urgência e emergência e para a população ter acesso ao serviço deve ligar para o 192. Por isso, de acordo com a diretora, o médico faz uma série de perguntas, para a partir de um diagnóstico dos sintomas ver o que o paciente necessita e disponibilizar o recurso.

Questionada sobre a existência de uma regulação paralela ao serviço oficial, a diretora do Samu, Maísa Macedo, afirmou desconhecer a prática. “Não existe regulação sem ser oficial. Ela é uma ferramenta do Sistema Único de Saúde. Se existem alguns acessos que não perpassam pela regulação é o que a gente denominaria de clientelismo. Eu sou técnica e trabalho dentro das diretrizes do SUS”.

O vereador Isaías de Diogo disse que deve existir uma regulação paralela pelo fato de as pessoas estarem desesperadas pela saúde e procuram os políticos e a imprensa.

“A gente vendo aquele sofrimento procura um diretor, a secretaria, a imprensa, para tentar solucionar o problema. Mas nós convocamos essa audiência pública para discutir e acabar com essa questão de conhecimentos na saúde, pois é para todos e não para quem tem amigos e nem influencia política. A saúde tem que estar aberta para todas as pessoas”, justificou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

Missa do AAPC

Feira de Santana

Missa celebra os 22 anos de fundação da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer de Feira de Santana

Cerca de 2.500 pacientes são acompanhados na AAPC.

24/04/2024 às 12h45

Animais resgatados

Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins anuncia contrato para castração de animais de rua e possibilidade de implantação de uma clínica PET

Ele destacou sobre os resultados da Micareta 2024, entre eles o sucesso do Espaço PET que foi implantado na Avenida...

24/04/2024 às 12h44

image

Rádio acorda cidade