Bahia

Mariposas invadem cidade e incomodam moradores no extremo sul da Bahia

Segundo especialista, espécie pode ter aparecido em Teixeira de Freitas porque produtor rural deixou de fazer controle de praga.

19/09/2017 às 09h05, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Há cerca de duas semanas, as mariposas invadiram diversos pontos da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, e têm incomodado moradores. Apesar de não causar danos à saúde, os insetos infestaram locais de convivência e acabam atrapalhando a vida de muita gente.

O campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) é um dos locais infestados pelas mariposas, principalmente próximo aos refletores, já que elas são atraídas pela luz. Os insetos também estão em palmeiras e na grama, dando mais trabalho para quem cuida da limpeza. “Tem bastante e, a cada dia que passa, surge mais”, reclama o estudante Davi Lima.

Os animais também invadiram uma arena de esportes particular da cidade e deixaram os treinos mais difíceis. “Apareceu uma, duas, e quando menos percebeu, estava alastrado. É um incômodo chato trabalhar assim”, conta o educador físico Naldo Gois.

O coordenador do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Paulo Andrade, diz que as mariposas podem ter aparecido porque algum produtor rural deixou de fazer o combate da praga. “Temos muitas lavouras e, provavelmente, foi algum foco não identificado que se multiplicou”, explica.

Ele afirma que o inseto geralmente não causa reações à saude das pessoas. “As escamas podem manifestar alguma coceira, mas em geral, não é uma espécie para causar alergia”, justifica.

Fonte: G1
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade