Feira de Santana

Professores vão lançar livro paradidático sobre a história de Feira de Santana

O lançamento do livro será na primeira quinzena de outubro e acontecerá em escolas públicas e privadas da cidade.

18/09/2017 às 12h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Atualizada às 18:51

Os professores de História Mayara Plácido e Franciberg Teixeira, ambos de Feira de Santana, vão lançar um livro paradidático infantil que conta a história da cidade. O material tem como título ‘Feira de Santana: uma cidade princesa’ e foi resultado de uma viagem de turismo de negócios.

De acordo com a professora Mayara Plácido, o lançamento do livro será na primeira quinzena de outubro e acontecerá em escolas públicas e privadas da cidade, além da Feira do Livro, promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Flica – Festival Literário de Cachoeira. A editora do livro é a Na Carona, que surgiu a partir de um desdobramento do projeto de turismo pedagógico ‘Na carona do conhecimento’, criado pelos também historiadores feirenses Carlos Alberto Alves Lima (Cal) e Juliano Mota Campos, e do qual ela participou.

“A gente entrava em contato com as escolas e organizava viagens para a gente conhecer algumas cidades da Bahia, inclusive Feira de Santana. E a gente percebeu que existe uma carência de livros paradidáticos muito grande sobre a história de Feira, para atender essa demanda das escolas da cidade. A partir da percepção dessa demanda, Cal e Juliano nos convidaram, porque nós somos professores de História formados pela Uefs e desenvolvemos pesquisas sobre a história da cidade com temáticas específicas”, explicou Mayara.

A professora conta que a partir daí, ela e Franciberg tiveram que adaptar a linguagem das pesquisas acadêmicas para juntos produzirem um livro de fácil acesso para o público infantil da educação básica do município. Segundo Mayara, esse é o primeiro volume da coleção, que trata das feiras livres da cidade, trabalhadores livres e ex-escravos, resultado das pesquisas feitas por ela, e no caso do professor Franciberg, traz a discussão sobre o povoamento e a distribuição de terra.

Para o professor Franciberg, a grande dificuldade na elaboração do livro foi a transposição da escrita acadêmica para uma linguagem infantil. Ele destaca, no entanto, que o objetivo do livro foi trazer elementos históricos diferentes dos habituais.

“Existem diversos marcos da história de Feira de Santana. A historiografia tradicional costuma relegar a Fazenda Olhos D’Água de Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, mas o livro busca outras vertentes, outros sujeitos históricos e remonta ao século XXVII, ao inserir a figura do João Peixoto Viegas, um grande sesmeiro, que veio exclusivamente de Portugal para servir como tesoureiro das bulas e avarias. Era um funcionário real, que recebeu as terras onde hoje se compreende o município de Feira de Santana. Eu faço esse retorno histórico e busco fundamentar algumas histórias e inserir outro sujeitos, como os escravizados, os indígenas Paiaiás, que foram muito importantes no processo histórico de Feira de Santana, mostrando esse conflito que houve entre colonizadores e indígenas”, relatou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bairro Tomba

Feira de Santana

Moradores reclamam de condições do calçamento em via que dá acesso a Praça do Tomba

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local e conversou com algumas pessoas, que falaram sobre a dificuldade de encontrar...

25/04/2024 às 15h17

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade