Feira de Santana

Secretário explica por que o aniversário de Feira de Santana não é feriado

O município já possui quatros feriados que são a Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, São João e Senhora Santana (Padroeira da Cidade).

18/09/2017 às 06h40, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O secretário de Administração de Feira de Santana, João Marinho Gomes Júnior, explicou nesta sexta-feira (15) por que o dia do aniversário da cidade, comemorado na próxima segunda-feira (18) não é feriado. Nesta data, somente as repartições públicas tiveram o ponto facultativo decretado. O comércio, a indústria e demais empresas irão funcionar normalmente.

Segundo João Marinho, o município já possui quatros feriados que são a Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, São João e Senhora Santana (Padroeira da Cidade).

“Desde quando houve essa definição de 18 de setembro como data de aniversário da emancipação política e administrativa de Feira de Santana não poderia ser feriado uma vez que os quatros feriados do município já são definidos.

Ao contrário do que muitos pensam o dia de Corpus Christi não é um feriado nacional, mas sim feriado decretado nos municípios que o decretaram como tal, assim como a Sexta-feira da Paixão (veja aqui os nacionais). De acordo com o Art. 2º, da Lei Nº 9.093, de 12 de Setembro de 1995, são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro.

Apesar das explicações, o fato de não ser feriado no dia do aniversário da cidade desagrada boa parte dos feirenses. Alguns deles sugerem a substituição de um dos feriados decretados como municipais.  

Com informações são dos repórteres Paulo José e Andrea Trindade do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade