Feira de Santana

Sebrae atende mais de mil empreendedores em espaço exclusivo na Expofeira

Público participou de palestras e cursos práticos, e recebeu orientações técnicas durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira)

12/09/2017 às 17h36, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Foram mais de 400 empresas rurais e cerca de 1.350 pessoas atendidas no Espaço Sebrae durante a 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), que aconteceu de 3 a 10 de setembro. Produtores rurais da cidade e de mais 12 municípios como Ruy Barbosa, Araci, Ouriçangas, Irará, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria passaram pelo Espaço, muitos em caravanas para missões técnicas.

Além deles, turmas de estudantes de Agronomia e outros visitantes também estiveram presentes no local, participando dos seis dias intensos de palestras, oficinas de gestão, cursos práticos e seminário. Uma delas foi a médica veterinária Fernanda Tavares, que esteve presente em todos os dias da ação. "É bom manter esse contato e ficar atualizada nos temas que envolvem a realidade dos produtores rurais", considera.

Foram 18 atividades, com temas voltados para agricultura familiar; inovação no campo; cultivo intensivo da palma; regularização de granjas; tecnologias na formação de pastagem e forrageiras; compras públicas; criação de ovinos e caprinos; e preparo de alimentos da região, entre outros.

“É muito importante um evento como esse para a agricultura familiar, pois a gente precisa de incentivo, melhorar a nossa renda, é através dela que tiramos nosso sustento e educamos nossos filhos. Pelo conhecimento, conseguimos valorizar mais o nosso trabalho e, a cada dia, melhorar mais”, disse o criador de bovinos e ovinos, Jorge Reis, que viajou de Euclides da Cunha para participar do Espaço Sebrae pela primeira vez.

Montado no Parque de Exposição João Martins da Silva, o Espaço Sebrae contou com dois auditórios, sala de reunião, estandes para expositores, Casa do Homem do Campo e cozinha show, além da presença da empresa Júnior de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a ConsultAgro.

O técnico do Sebrae e gestor do projeto Viver Bem no Semiárido, Eberval Santos, faz uma avaliação positiva da ação. Para ele, ao oportunizar o acesso ao conhecimento, os participantes melhoram a gestão das suas propriedades. “Com esses conteúdos, o produtor pode acessar novos mercados. A ação foi um sucesso”, pontua.

Além do atendimento especial oferecido pelo Sebrae e instituições parceiras (Uefs, Senar e Senac), houve ainda a presença de seis associações e cooperativas do interior do Estado atendidas pelo Sebrae (Apaeb, Coopact Couro, Coopaita, Cecoapi, Coopafam e Arco Sertão), que expuseram e comercializaram seus produtos da agricultura familiar. Foi o caso de Marinalva Silva, há cinco anos na Cooperativa da Agricultura Familiar de Conceição do Coité e que fez bastante sucesso comercializando biscoitos, sequilhos, beijus secos e recheados, preparados na hora, para a alegria do público que passou pelo local. “Essa parceria é bastante positiva e vem desde a associação. As vendas aqui foram melhorando com o passar dos dias e alcançamos o mais importante, que é a divulgação, através dela geramos renda para a cooperativa. E, se o Sebrae chamar de novo, a gente volta!”, celebra a produtora.

Viver Bem no Semiárido

A ação contou com integrantes do Projeto Viver Bem no Semiárido, uma parceria do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Esta iniciativa tem como objetivo principal conciliar alternativas de convivência com o clima semiárido com a possibilidade de retorno financeiro e social na atividade produtiva do homem do campo. Com foco na formação continuada do produtor, do trabalhador rural e de sua família, o Viver Bem no Semiárido oferece capacitação para gestão de gerenciamento da propriedade rural e assistência técnica para esses produtores.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade