Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

19º 26º Feira de Santana
19 de setembro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Feira de Santana

Sebrae atende mais de mil empreendedores em espaço exclusivo na Expofeira

12/09/2017 17h36
Público participou de palestras e cursos práticos, e recebeu orientações técnicas durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira)
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Sebrae atende mais de mil empreendedores em espaço exclusivo na Expofeira
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Foram mais de 400 empresas rurais e cerca de 1.350 pessoas atendidas no Espaço Sebrae durante a 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), que aconteceu de 3 a 10 de setembro. Produtores rurais da cidade e de mais 12 municípios como Ruy Barbosa, Araci, Ouriçangas, Irará, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria passaram pelo Espaço, muitos em caravanas para missões técnicas.

Além deles, turmas de estudantes de Agronomia e outros visitantes também estiveram presentes no local, participando dos seis dias intensos de palestras, oficinas de gestão, cursos práticos e seminário. Uma delas foi a médica veterinária Fernanda Tavares, que esteve presente em todos os dias da ação. "É bom manter esse contato e ficar atualizada nos temas que envolvem a realidade dos produtores rurais", considera.

Foram 18 atividades, com temas voltados para agricultura familiar; inovação no campo; cultivo intensivo da palma; regularização de granjas; tecnologias na formação de pastagem e forrageiras; compras públicas; criação de ovinos e caprinos; e preparo de alimentos da região, entre outros.

“É muito importante um evento como esse para a agricultura familiar, pois a gente precisa de incentivo, melhorar a nossa renda, é através dela que tiramos nosso sustento e educamos nossos filhos. Pelo conhecimento, conseguimos valorizar mais o nosso trabalho e, a cada dia, melhorar mais”, disse o criador de bovinos e ovinos, Jorge Reis, que viajou de Euclides da Cunha para participar do Espaço Sebrae pela primeira vez.

Montado no Parque de Exposição João Martins da Silva, o Espaço Sebrae contou com dois auditórios, sala de reunião, estandes para expositores, Casa do Homem do Campo e cozinha show, além da presença da empresa Júnior de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a ConsultAgro.

O técnico do Sebrae e gestor do projeto Viver Bem no Semiárido, Eberval Santos, faz uma avaliação positiva da ação. Para ele, ao oportunizar o acesso ao conhecimento, os participantes melhoram a gestão das suas propriedades. “Com esses conteúdos, o produtor pode acessar novos mercados. A ação foi um sucesso”, pontua.

Além do atendimento especial oferecido pelo Sebrae e instituições parceiras (Uefs, Senar e Senac), houve ainda a presença de seis associações e cooperativas do interior do Estado atendidas pelo Sebrae (Apaeb, Coopact Couro, Coopaita, Cecoapi, Coopafam e Arco Sertão), que expuseram e comercializaram seus produtos da agricultura familiar. Foi o caso de Marinalva Silva, há cinco anos na Cooperativa da Agricultura Familiar de Conceição do Coité e que fez bastante sucesso comercializando biscoitos, sequilhos, beijus secos e recheados, preparados na hora, para a alegria do público que passou pelo local. “Essa parceria é bastante positiva e vem desde a associação. As vendas aqui foram melhorando com o passar dos dias e alcançamos o mais importante, que é a divulgação, através dela geramos renda para a cooperativa. E, se o Sebrae chamar de novo, a gente volta!”, celebra a produtora.

Viver Bem no Semiárido

A ação contou com integrantes do Projeto Viver Bem no Semiárido, uma parceria do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Esta iniciativa tem como objetivo principal conciliar alternativas de convivência com o clima semiárido com a possibilidade de retorno financeiro e social na atividade produtiva do homem do campo. Com foco na formação continuada do produtor, do trabalhador rural e de sua família, o Viver Bem no Semiárido oferece capacitação para gestão de gerenciamento da propriedade rural e assistência técnica para esses produtores.

 

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Comerciantes do setor de artesanato fazem manifestação contra shopping popular

mais podcast ›

Videos

Bailarina feirense conta como foi participar de curso em academia americana