Saúde

Aprenda oito cuidados essenciais para o uso de lentes de contato

De acordo com a pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de doenças (EUA), a utilização incorreta do item pode causar infecção ocular e até danos permanentes à visão

04/09/2017 às 09h53, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

O uso incorreto de lentes de contato pode causar infecção ocular e até danos permanentes à visão, de acordo com a pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de doenças (CDC), nos Estados Unidos. Para evitar essas complicações, você precisa ter alguns cuidados, como higienizar o produto antes de colocar nos olhos e retirar na hora de dormir.

A pesquisa comprovou que dos 1.075 casos analisados, um em cada cinco pacientes tiveram redução da visão ou precisaram de transplante de córnea. Em entrevista ao portal de notícias UOL, o médico Arlindo Portes, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, explicou que no Brasil as maiores complicações visuais tem relação com a utilização em excesso. "O uso abusivo pode causar problemas graves como a ceratite infecciosa, que é uma inflamação na córnea", relatou.

1 – As lentes de contato devem passar pela supervisão de um oftalmologista, mesmo quando a pessoa já sabe o seu grau de comprometimento na visão. Por isso, nada de pedir lentes pela internet e visar apenas o lado estético.

2 – Não compartilhe lentes de contato. Esse item é de uso pessoal e em caso de troca de usuário as lentes podem contribuir para transmissão de bactérias e desenvolvimento de alergias ou infecções.

3 – Água não deve ser usada para higienização, muito menos ser uma opção para o armazenamento do item. As lentes devem ser limpas com uma solução higienizadora, que precisa ser prescrita pelo oftalmologista.

4 – Evite manusear as lentes com as mãos sujas.

5 – Não esqueça de usar óculos de natação quando for entrar no mar ou em piscinas usando lente

6 – Depois de higienizadas, as lentes devem ser colocadas no estojo, que deve ser trocado a cada três meses.

7 – As lentes devem ser substituídas após o vencimento o prazo de validade.

8 – Evite coçar os olhos enquanto estiver com lente. Qualquer desconforto ou falha na visão suspenda o uso e procure um médico. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade