Artigo

O Brasil que queremos

O sonho de ver raiar a liberdade no seu horizonte.

28/08/2017 às 09h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Neste dia 7 de setembro, o Brasil celebra o Dia da Independência. O Brasil canta um canto que um dia proclamou uma verdade e hoje apenas acalenta um sonho: o de ver a pátria livre das dependências externas e internas. O sonho de ver raiar a liberdade no seu horizonte.

O BRASIL canta este canto e celebra o Dia da Independência num momento de crise, em que os homens de bem do mundo da política se angustiam por serem equiparados aos desonestos que provocaram a crise; e os homens de bem fora do mundo da política parecem não encontrar outra definição para a política que não seja aquela que a identifica com bandalheira, com sujeira.

FICA o sonho de que a cultura do “rouba mas faz”, a cultura do coronelismo que domina em troca de favores, a cultura do “vale tudo” para permanecer no poder, seja substituída pelo respeito profundo ao povo, pelo respeito ao que é público, pelo culto à honestidade, à transparência na condução da coisa pública. Fica o sonho de que a Família, as Igrejas, a Escola, assumam o papel de educadores, de transmissoras dos valores morais e éticos que sempre tiveram.

TODOS queremos punição para os desonestos. Todos queremos que a punição inclua a devolução ao povo daquilo que foi tirado do povo. Todos queremos, também, que o Brasil, de uma vez por todas, entre nos trilhos. Há muito que fazer para que o nosso povo tenha trabalho, uma vida mais digna e seja feliz. Serão apenas vãs esperanças?

INDEPENDÊNCIA significa povo de cabeça erguida e dono do seu próprio destino. Nosso compromisso, pela Pátria, deve manifesta-se com medidas concretas. Que os governantes e a sociedade encontrem decisões acertadas para a educação, para uma justa reforma agrária, um melhor atendimento à saúde do povo, justa distribuição de renda, segurança pública, combate à corrupção, à violência, às desigualdades sociais e defesa do meio ambiente.
NO DIA DA PÁTRIA, queremos unir nossas preces confiantes para, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, atrair bênçãos de Deus, sobre o povo brasileiro e seus governantes. Que todos possamos assumir o compromisso de promover o bem comum, a justiça e a paz. Esse é o Brasil que queremos.

+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade