Beleza

Feirenses que concorrem ao título de Miss Bariátrica falam sobre sonhos e superação

O evento tem como objetivo principal estimular um estilo de vida saudável, e este ano terá como tema mulheres inspiradoras e que são referência para o universo feminino.

23/08/2017 às 06h26, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A quinta edição do concurso Miss Bariátrica 2017, que ocorrerá no dia 1º de setembro, em Salvador, terá entre as candidatas finalistas a auxiliar administrativa Greice Reis, de 28 anos, moradora do bairro Capuchinhos, a blogueira Camila Quintela, 33, que reside na Santa Mônica II, e a bancária Flávia Quintela Souza, 33, que mora no bairro São João.

O evento tem como objetivo principal estimular um estilo de vida saudável, e este ano terá como tema mulheres inspiradoras e que são referência para o universo feminino.

De acordo com Greice Reis, participar do concurso foi a realização de um sonho de mostrar à sociedade que ela não só venceu a obesidade, mas também que a sua experiência serve como inspiração para aqueles que pensam em desistir dos seus desejos e o sonho de se sentir bem com o seu próprio corpo.

Segundo ela, a cirurgia foi realizada no dia 25 de maio de 2016. Greice, naquele momento, pesava 106 kg e hoje pesa 57 kg.

“Foi um processo bem delicado. Já havia passado por alguns métodos de emagrecimento, onde não obtive resultado satisfatório, como dietas e remédios para emagrecer. Nunca fui tão magra, sempre tive um corpo que gostava, porém fui engordando absurdamente e já não andava satisfeita. Foi quando eu conheci algumas pessoas, uma delas foi Camila Quintela, uma das concorrentes do concurso também, que já havia feito a cirurgia e me incentivou a fazer”, revela.

Para Greice, após todo o processo, participar do concurso para Miss Bariátrica, está sendo sensacional. “Acredito que tanto pra mim como para as outras não importa o prêmio, pois é uma oportunidade única poder mostrar onde chegamos, diante de todo o processo. Com ele nós fazemos amizades, trocamos experiências e uma vai ajudando a outra no que for preciso e levantando a autoestima com suas histórias de vida”, disse.

A blogueira Camila Quintela também declara que a intenção principal em participar do concurso é mostrar a vitória de ter vencido a obesidade, recuperando a saúde e autoestima, por meio da cirurgia bariátrica. Ela realizou o procedimento em maio de 2015 e eliminou 60 kg.

“Eu pesava 133 kg e hoje peso 73 kg. Após várias tentativas frustrantes de emagrecer, percebi a gravidade de estar com obesidade mórbida, o que acarretaria uma série de doenças, visto que meu pai já possui diabetes e hipertensão. A obesidade é uma doença e precisa de tratamento. Estudei muito sobre a bariátrica e após entender o real sentido da mesma e estar extremamente preparada, decidi escolher está ferramenta para mudar meu estilo de vida”, informou.

Preconceito

Camila alertou ainda para o preconceito que as pessoas que sofrem com a obesidade enfrentam no dia a dia. Ela afirma que já foi vítima de diversas “brincadeirinhas”, que pareciam ser inocentes, mas que afetaram muito o seu psicológico. Outro problema era a dificuldade de encontrar roupas adequadas ao seu corpo e praticar atividades físicas.

“Eliminar o excesso de peso só trouxe benefícios para minha vida. Costumo dizer que renasci, de uma forma linda. Hoje meu maior prazer é praticar atividade física. Posso escolher qualquer roupa, pois sei que vai servir. Posso sentar na cadeira, sem medo de cair. Minha saúde está muito boa e meu corpo está cada dia melhor. Claro que a cirurgia sozinha não faz milagre, mas ela é uma ferramenta que utilizamos para mudar o estilo de vida”, destacou.

Para Camila, concorrer ao título de Miss Bariátrica 2017 também tem sido uma experiência incrível, além de poder estar ao lado de mulheres guerreiras com histórias parecidas com a dela, de superação e garra. “Vou poder comemorar através de um lindo evento a vitória em ter vencido esta doença e poder demonstrar autoconfiança e, acima de tudo, a recuperação da saúde e autoestima”. 

A bancária Flávia Quintela Souza conta que chegou a pesar 150 kg e já não tinha mais qualidade de vida. Ela afirma que também sofreu com o preconceito em locais públicos e não se sentia feliz com o corpo. "Um dia ao tentar comprar uma roupa e só achar o tamanho 60, achei o fim, e vi na bariátrica a única forma de mudar, já que tinha feito todas as dietas possíveis", desabafou.

"Participar do Miss Bariátrica é uma forma de resgatar ainda mais a autoestima de pessoas comuns como eu, que nunca imaginei na vida que um dia teria possibilidade de desfilar, mostrar como estou bem comigo mesmo. Toda a minha vida mudou. Passei a ter qualidade de vida, a fazer coisas simples como amarrar um tênis. Passei a ter uma alimentação saudável e introduzir a atividade física no dia-a-dia. Além de vencer a obesidade e todas as suas doenças associadas, venci o preconceito e a necessidade de ser a gordinha simpática para ser aceita em um grupo. Passei a ter vida!"

Leia também: Concurso vai eleger a Miss Bariátrica 2017 dia 1º de setembro em Salvador

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade