Educação

Prazo para inscrição de chapas para eleição de gestores escolares termina hoje

A chapa eleita ficará no cargo por quatro anos.

22/08/2017 às 09h43, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os professores da Rede Municipal de Ensino que desejem disputar a eleição para os cargos de gestores e vice-gestores têm até esta terça-feira, 22, para inscrever suas chapas. Para fazer a inscrição, os candidatos devem comparecer à sede da Seduc, situada à avenida Senhor dos Passos, 197, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Podem concorrer aos cargos os professores e especialistas em educação efetivos na Rede Municipal com experiência no Magistério de, no mínimo, três anos – não necessariamente em escola pública. Podem ser pedagogos ou professores de licenciaturas com especialização em gestão escolar.

A chapa eleita ficará no cargo por quatro anos. Cada diretor e vice-diretor pode se reeleger para o período subsequente apenas uma vez, conforme orienta a lei municipal nº 3.392, de 20 de junho de 2013.

“Este é o momento de toda a comunidade escolar escolher seu representante. É importante que essa escolha seja feita com consciência e responsabilidade, pois boa parte das demandas de uma escola está a cargo do seu gestor”, destaca a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

Têm direito a voto todos os professores, especialistas em educação e servidores efetivos da unidade escolar; um aluno de cada turma do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA); e um representante de pais por cada classe de alunos, dos turnos matutino, vespertino e noturno, se houver.

O professor ou especialista em educação, que atue em duas escolas, exercerá em ambas seu direito a voto, porém só pode concorrer ao cargo em uma unidade de ensino.

Depois do encerramento do prazo para as inscrições, a Comissão Eleitoral Central se pronunciará sobre o pedido de registro das candidaturas até esta quinta-feira, 24, verificando o cumprimento das exigências legais. Caso algum professor deseje recorrer da decisão que indefira sua candidatura, total ou parcialmente, o recurso deverá ser apresentado até o dia 29 de agosto.

A Comissão Eleitoral é presidida pela secretária de Educação e formada por três servidores da Seduc; um representante da APLB/Sindicato; dois representantes do Conselho Municipal de Educação e um da Procuradoria Geral do Município.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade