Astronomia

Estudante da Uefs registra eclipse solar em Feira de Santana

No Norte e Nordeste do Brasil o eclipse foi parcial. O fenômeno ocorre quando as órbitas do sol e da lua se cruzam e o satélite passa entre o sol e a Terra.

21/08/2017 às 17h47, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O estudante de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Vítor de Oliveira Silva, registrou o momento em que o eclipse solar passou pela cidade, por volta das 17h45 desta segunda-feira (21).

No Norte e Nordeste do Brasil o eclipse foi parcial, sendo que nos Estados Unidos foi possível contemplar o fenômeno em sua totalidade por cerca de 2 minutos e 40 segundos de completa escuridão. O fenômeno ocorre quando as órbitas do sol e da lua se cruzam e o satélite passa entre o sol e a Terra.

Ao Acorda Cidade, Vítor de Oliveira informou que para tirar a fotografia usou um filtro fabricado para observar o sol com segurança, o Thousand Oaks. O registro foi feito na rua da casa onde mora, no bairro São João. Vítor faz observações do céu desde 2013, já registrou vários eclipses lunares e solares, e tem um canal no YouTube, chamado “Mundo Astronômico” onde divulga suas observações.

Segundo Vítor, este é o terceiro eclipse solar que ele observa. "O filtro fica na tampa do telescópio, mas hoje não usei o telescópio. Colei o filtro na frente da câmera fotográfica. Estas fotos e vídeo são em homenagem ao meu irmão, Lucas, que faz aniversário hoje", contou.

O estudante é membro do clube de Astronomia de Feira de Santana (Cafs), criado para difundir a Astronomia no estado. O Cafs faz parte do projeto de Extensão da Uefs, no Observatório Astronômico Antares (OAA), e tem como presidente o professor José Carlos Santos.

Vítor em uma de suas observações com o telescópio

Para fazer parte do Cafs basta frequentar as reuniões do clube todos os sábados a partir das 17h30, no OAA, situado no bairro Jardim Cruzeiro, na Rua Barra, mesma Rua do Hospital da Mulher. Não há restrições de idade ou grau de escolaridade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade