Feira de Santana

Estudantes da Uefs desenvolvem coxinha sem glúten

A coxinha sem glúten foi desenvolvida e testada como um produto congelado e valoriza as matérias-primas abundantes no território nacional, principalmente na Região Nordeste.

15/08/2017 às 10h48, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estudantes do último ano do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), desenvolveram a coxinha sem glúten feita com massa de fruta-pão e recheio de frango. 

Segundo eles, a ideia surgiu durante a disciplina de Desenvolvimento de Novos Produtos que analisa o mercado atual, a necessidade dos consumidores e os atributos mais apreciados nos alimentos.

Vale ressaltar que o produto já existe. 

Foto: Divulgação

Os alunos explicaram que foi feita uma análise sensorial no laboratório da Uefs, com a participação de 102 provadores, que avaliaram os atributos gerais do produto, além de indicar a intenção de compra se o produto estivesse no mercado. De acordo com a pesquisa de aceitação, 91% dos provadores “Gostaram Extremamente ou Moderadamente” e nenhum provador avaliou negativamente o produto. Quanto à intenção de compra, 99% dos provadores responderam que “Certamente ou Possivelmente” comprariam o produto.

A coxinha sem glúten foi desenvolvida e testada como um produto congelado e valoriza as matérias-primas abundantes no território nacional, principalmente na Região Nordeste. O empanamento é feito de tapioca granulada, o que confere boa aparência, crocância e sabor diferenciado ao produto.

A intenção do estudo, conforme informações dos estudantes, foi desenvolver um produto similar a coxinha tradicional, que possa ser consumido por todas as pessoas, sem restrição em dietas, que seja prático, acessível e valorize os produtos provenientes de agricultura familiar.

Foto: Divulgação

O trabalho foi realizado pelos alunos Brenna Moura, Edinara Lacerda, Luan Palma, Lucas Porto, Paula Laize, Samanta Sousa e Tamille Luz, sendo direcionado de lecionado pela Professora Drª. Sílvia Almeida.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade