Educação

Secretaria da Educação promove encontro com 193 gestores escolares em Feira de Santana

O encontro começou na quinta-feira (10) no Colégio Modelo, com as participações do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e de técnicos do órgão central, e segue até esta sexta-feira (11).

11/08/2017 às 15h37, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A cidade de Feira de Santana está sediando o 6º “Diálogo com Gestores” da rede estadual de ensino. A série de encontros está sendo promovida pela Secretaria da Educação do Estado envolvendo todos os Territórios de Identidade da Bahia, com o objetivo de aliar ações, otimizar processos e fortalecer o eixo pedagógico das escolas. O encontro começou na quinta-feira (10) no Colégio Modelo, com as participações do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e de técnicos do órgão central, e segue até esta sexta-feira (11).

O diálogo reúne gestores de 193 escolas, de 53 municípios, ligados aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Feira de Santana (NTE 19), Serrinha (NTE 04) e Ipirá (NTE 15). Pinheiro falou sobre a importância desta troca de experiências. “Este é um processo continuado da Secretaria no que diz respeito à interação e a uma capilarização cada vez maior. Estamos cumprindo um dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado, de a Secretaria chegar a alcançar todas as escolas e, ao mesmo tempo, fazer um processo de ausculta, portanto, conhecer o que está acontecendo na ponta, para adotar medidas que possam solucionar os problemas e, também, fazer um caminho de volta, vendo as boas experiências das escolas para melhorar a Educação”, destaca. 

Além de palestras, também estão sendo realizados grupos de trabalho para tratar de temas de interesse das escolas. A diretora Isabel Ferreira, do Colégio Estadual João Francisco da Silva, localizado em Itiúba, do NTE 04, é uma das participantes e diz que o encontro contribui para melhorar a gestão escolar. “Acho essencial que os técnicos da Secretaria venham até nós para tirar nossas dúvidas, pois contribui para desenvolvermos um trabalho de excelência nas nossas unidades”. 

O gestor Airton Araújo, do Colégio Estadual Agostinho Froes da Mota, situado em Feira de Santana, diz que a integração com o órgão central é essencial. “Ficar mais próximo da Secretaria nos permite resolver nossas questões com mais agilidade e é um momento de troca de experiências”, esclarece. Já Jucemar da Costa, que dirige o Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda – Tempo Integral, localizado em Riachão do Jacuípe, NTE 15, acredita que “o entrosamento entre os gestores é primordial, pois temos a oportunidade de ter contato com todos os setores da Secretaria, mostrar o que está dando certo e como funciona as escolas de outras regiões”. 

Protagonismo

A atividade foi aberta com apresentações das orquestras da Polícia Militar de feira de Santana e Olhos D’Água, do Núcleo Antônio Gasparini, do Neojiba. O estudante Gabriel Moura, 14, que cursa o 9º ano no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Feira de Santana, conta que ficou emocionado ao tocar violoncelo para o público presente. “É muito gratificante poder mostrar o nosso talento e expressar nossa emoção através da música”, diz, animado. O jovem, assim como outros estudantes de seu colégio e da Escola Estadual Monsenhor Mario Pessoa – Tempo Integral, faz parte da orquestra, que promove o ensino coletivo de instrumentos musicais como violino, viola, violoncelo e contrabaixo para a formação de orquestras. 

Além de Feira de Santana, o “Diálogo com Gestores” já aconteceu em Salvador, com gestores da capital e da Região Metropolitana; em Alagoinhas, com gestores de escolas os núcleos de Alagoinhas (NTE 18), Ribeira do Pombal (NTE 17) e de Feira de Santana (NTE 19); em Barreiras (NTE 11), incluindo gestores de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Santa Maria da Vitória (NTE 23); em Itabuna, com gestores das escolas dos núcleos de Itabuna (NTE 05), Teixeira de Freitas (NTE 7) e Eunápolis (NTE 27) e em Juazeiro (NTE 10), incluindo gestores de Irecê (NTE 01), Jacobina (NTE 16) e Senhor do Bonfim (NTE25). A próxima edição será em Itaberaba (NTE 14), envolvendo gestores de Seabra (NTE 03) e Macaúbas (NTE 12). 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade