Presídio de Feira

Sem tornozeleiras eletrônicas, detentos ficam sem saída temporária do Dia dos Pais

A última saída temporária realizada sem o uso de tornozeleiras ocorreu no período do Dia das Mães.

08/08/2017 às 21h11, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Os cerca de 100 detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana, beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais (9 a 15 de agosto), só poderão sair com tornozeleiras eletrônicas conforme determinação do juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior, titular da Vara de Execuções Penais. Sendo assim, os detentos não poderão usufruir do benefício, uma vez que o presídio não possui os equipamentos de monitoramento individual.

Juiz Waldir Júnior (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)  

“As saídas temporárias foram concedidas aos presos, mas foram condicionadas ao fornecimento das tornozeleiras. Estes presos estão em regime semiaberto e a exigência legal para que eles fiquem estes dias fora do presídio, longe de qualquer vigilância direta de policiamento e agentes penitenciários, é de que eles estejam monitorados 24 horas por dia. Acontece que o conjunto penal não tem tornozeleiras e por conta da determinação judicial, nenhum detento poderá desfrutar da saída temporária”, afirmou o juiz em entrevista ao Acorda Cidade.

Ele destaca que a exigência existe desde o início do ano, mas foi dado um prazo ao governo do estado para adquirir os equipamentos. O juiz relembrou inclusive da afirmação do Secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap) Nestor Duarte feita também no início do ano de que os equipamentos estariam disponíveis no prazo de 60 dias.

Passaram-se seis meses desde o anúncio e o prazo esgotou no dia 31 de maio. A última saída temporária realizada sem o uso de tornozeleiras ocorreu no período do Dia das Mães.

“Analisamos aproximadamente de 110 pedidos no início do ano, antes da primeira saída temporária, que foi a de Páscoa. Em todos eles a decisão foi a mesma: ficava em razão da promessa do secretário Nestor Duarte de disponibilizar as tornozeleiras em 60 dias, então coloquei que até o dia 31 de maio estava dispensado e partir desta data voltaria a exigência. A secretaria e autoridades prisionais tem conhecimento disso”, afirmou.

Licitação em andamento

O diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, capitão Allan Araújo, disse que a decisão judicial será cumprida e que o processo de licitação para aquisição das tornozeleiras eletrônicas está em andamento.

Capitão Allan Araújo (Foto: Aldo Mato/Acorda Cidade)

“A decisão judicial será cumprida e até o momento os presos estão impossibilitados de sair para o convívio com a família como objetiva este beneficio. Solicitamos como de rotina um apoio da Polícia Militar que estará no entorno do conjunto penal e nas proximidades. O processo licitatório está em fase final e está aguardando trâmites financeiros para que o serviço seja executado. Está atrasado realmente, já deveria estar em atividade, mas não é um contrato de aquisição, e sim de um serviço com uma equipe especializada em monitoramento. Não é só comprar as tornozeleiras, ela precisa ser monitorada por uma central e é um serviço muito caro, complexo e difícil de fechar”, explicou o capitão Allan ao Acorda Cidade.

Investimento em tecnologia

O juiz Waldir Viana Júnior destacou que é necessária a evolução tecnológica do sistema carcerário do estado, para colaborar no combate a criminalidade.

“A sociedade toda anseia por isso e precisamos de uma evolução no sistema prisional do Estado da Bahia, introduzindo tecnologia no sistema penitenciário. A tornozeleira eletrônica é só um dos itens. As unidades prisionais estão carentes de tudo, precisam de bloqueadores de celular, scanner corporal, e controles informatizados de visitação de cada preso para que se possa cruzar dados. Temos uma superpopulação carcerária, Feira de Santana está batendo 1.900 presos e não é possível que a gente continue trabalhando de maneira arcaica a base da caneta e do papel, não tem mais como enfrentar a situação do aumento da criminalidade sem investir em tecnologia”, concluiu.

Leia também: Governo da Bahia não dispõe de tornozeleira para Geddel

Mesmo sem tornozeleiras eletrônicas advogado consegue habeas corpus para saída temporária de mais presos

Informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bruno Reis

Política

BN/ Paraná Pesquisas: Bruno Reis mantém liderança em Salvador e pode ser reeleito em 1º turno

A pesquisa, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-02254/2024.

28/03/2024 às 08h12

A 22ª edição da Força Total da PM acontece hoje na Bahia

Segurança Pública

PM deflagra a 22ª edição da Operação Força Total em todas as cidades da Bahia

No acumulado das edições anteriores, a PM já apreendeu 464 armas de fogo e prendeu 752 pessoas em flagrante.

28/03/2024 às 07h47

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

VLT

Bahia

TJ suspende liminar e licitação do VLT do Subúrbio de Salvador volta a correr normalmente

A paralisação da licitação impede a implementação de um modal viário importante para o desenvolvimento econômico e social da região....

28/03/2024 às 06h34

Salvador 475 anos

Bahia

Salvador 475 anos: a ligação ancestral entre a Barroquinha e o Engenho Velho da Federação

Localizada em uma depressão no centro de três colinas e formada em sua maior parte por terras devolutas, a Barroquinha...

28/03/2024 às 06h20

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

image

Rádio acorda cidade