Educação

Inscrições para cursos técnicos do Senai terminam domingo (30)

As inscrições podem ser feitas através do site www.tecnicosenai.com.br.

27/07/2017 às 13h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Terminam no próximo domingo (30) as inscrições para os cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do Edital 2017.2. Os cursos são pagos.

As inscrições podem ser feitas através do site www.tecnicosenai.com.br.

As aulas começa na próxima segunda-feira (31), com cinquenta vagas em cada turma.Na Unidade de Feira de Santana iniciarão 14 turmas dos Cursos Técnicos presenciais em Alimentos, Logística (02 turmas), Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Mecânica Industrial (02 turmas), Eletromecânica, Eletrotécnica (02 turmas), Manutenção Automotiva e Mineração.

Também há os de Educação à Distância (EaD) em Automação Industrial e Redes de Computadores, com aulas presenciais somente aos sábados.

Mercado de trabalho

De acordo com o Guia da Indústria da Fieb, a Bahia tem quase 4.000 empresas cadastradas com processos de fabricação. Dentre estas, por exemplo, estão construtoras, mineradoras e panificadoras, as quais possuem linhas de produção e,com isso, o Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) também é direcionado para a indústria. Dessa forma, devido a essa quantidade de indústrias no Estado, faz-se necessário a formação constante de técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Automação Industrial, Logística, Mecânica, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho, em virtude destas especialidades serem imprescindíveis na cadeia produtiva.

Áreas

Desse quantitativo cadastrado no Guia da Indústria, mais de 640 empresas são na área de Alimentos, sendo que 170 estão localizadas nas regiões Central/Portal do Sertão, Recôncavo e Sisaleira.

Oitenta destas estão em Feira de Santana (embutidos; confeitarias; panificadoras; apiários; moinhos; fábricas de polpas de frutas, de sorvetes, de biscoitos, de salgadinhos, de doces, de ração animal, de kits de misturas para panificação, de laticínios e bebidas). É a primeira vez que a Unidade Senai deste município está ofertando o curso Técnico em Alimentos com a finalidade de atender essas empresas as quais são carentes desta especialidade, que por muitas vezes buscam profissionais em Salvador ou em outros Estados. O técnico formado nesta área aprenderá todo o processo de fabricação de alimentos e bebidas.

Na área automotiva há mais de 40 fábricas voltadas para este segmento, como, por exemplo, indústria automotiva e de fabricação de peças, materiais elétricos, acessórios para sistema de direção e suspensão, motores, bateria, retíficas etc.. Além de empresas que prestam serviços nesse ramo, como oficinas e concessionárias. O estado da Bahia ocupa um lugar de destaque no cenário nacional no desenvolvimento de sua matriz industrial, de forma a atrair relevantes investimentos para o parque tecnológico automotivo, buscando qualificar mão de obra para atuar nas áreas de metalmecânica, eletro-eletrônica, fabricação, manutenção, entre outras. Com a implantação da montadora Ford e suas parceiras, existe a necessidade de formação técnica e aprimoramento dos profissionais do setor.

De acordo com o site Minérios e Minerales, na última década a Bahia foi o Estado mais procurado para investimentos privados no segmento de minérios. Possui trezentos e quarenta empresas que atuam na mineração, dentre elas cinco grandes mineradoras, multinacionais, no interior do Estado. Isso se deve à grande variedade de minerais

(mais de 40) em solo baiano, como ferro, níquel, ouro e bauxita. “É o maior produtor nacional de urânio, cromo, salgema, magnesita, talco e barita; ocupa o segundo lugar na produção de cobre, grafita e prata; e é o terceiro em ouro, rochas ornamentais e gás natural”. Cem dos quatrocentos e dezessete municípios baianos contam com alguma atividade de mineração.

Mecatrônica

A área de Mecatrônica é uma das áreas mais novas da engenharia, bem como do nível técnico-profissionalizante, em todo o mundo. Entretanto, já se revela uma das nove profissões do futuro. De acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjam), o técnico em mecatrônica está entre as nove qualificações mais procuradas pelas indústrias de todo o Brasil considerando uma perspectiva do mercado industrial até o ano de 2020. Na Bahia, o Pólo Industrial de Camaçari, por exemplo, absorve uma quantidade considerável dos egressos dos cursos técnicos do Senai, em especial o de Mecatrônica.

Mais informações sobre os cursos através do telefone 75 3229-9112/9113/9193.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade