Bahia
Estratégias de promoção da Bahia são discutidas com Instituto Brasileiro de Turismo
Na Bahia, o número de visitantes da América do Sul aumentou nos últimos anos: pulou de cerca de 27 mil, em 2014, para mais de 82 mil, no ano passado.
26/07/2017 às 07h14, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
A Bahia deve estruturar produtos turísticos personalizados de acordo com o perfil dos visitantes, aproveitando ao máximo a diversidade dos seus atrativos. Esta foi a proposição do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), durante o Seminário de Inteligência Comercial voltado para atração de visitantes da América do Sul e Ásia, realizado nesta terça-feira (25), com apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).
Em apresentação direcionada aos empresários e gestores municipais de turismo, a consultora de Inteligência Turística da Embratur, Gisele Lima, esboçou o perfil dos turistas vindos da América do Sul, apresentou números que refletem a presença deles no Brasil e traçou estratégias de mercado para intensificar a atração de visitantes.
Na comparação, os argentinos lideram a lista dos turistas da América do Sul a visitar o país (28,3%). Também figuram nas primeiras posições os bolivianos (16,7%), uruguaios (15,2%), chilenos (14,3%) e paraguaios (11%). Na Bahia, o número de visitantes da América do Sul aumentou nos últimos anos: pulou de cerca de 27 mil, em 2014, para mais de 82 mil, no ano passado. No Estado, os argentinos também são líderes: mais de 80 mil turistas.
“Turismo cultural, religioso, de sol e praia, ecoturismo e outros segmentos tornam a Bahia um dos estados brasileiros que oferecem maior diversidade para a atividade turística”, afirmou a especialista, que aconselha a formatação de produtos turísticos focados no público que deseja experimentar o destino Bahia, aumentando o tempo de permanência do turista no Estado. Já o mercado asiático é considerado pela Embratur como potencial para investimentos de médio e longo prazos.
Em seu pronunciamento, o secretário de Turismo da Bahia, José Alves, propôs que governo e iniciativa privada trabalhem em conjunto para promoção dos destinos e atrativos turísticos. “Este ano, vamos participar de mais de 60 feiras nacionais e internacionais de turismo, mas é importante que os empresários estejam conosco para apresentar os seus serviços”, explicou.
Citando ações como a redução da alíquota do ICMS do querosene de aviação e o investimento em infraestrutura aeroportuária, o secretário elencou investimentos do Governo do Estado para atração de novos voos e de turistas para a Bahia.
Mais Notícias
Bahia
STJ mantém habeas corpus do filho de Binho Galinha após parecer do MPF e nega pedidos de outros réus
Em março, o ministro do STJ já havia concedido habeas corpus para o cumprimento de medidas cautelares.
24/04/2024 às 15h53
Bahia
Câmeras com Inteligência Artificial da Viabahia registram uso do celular e a ausência do cinto
Equipamento tem uso compartilhado com a PRF. O videomonitoramento também contribui para a prevenção de crimes, como roubo de cargas....
24/04/2024 às 08h38
Bahia
Ministério da Saúde e Google firmam parceria para otimizar acesso a informações sobre UBSs na Bahia
Parceria visa atualizar dados de mais de 4,2 mil postos de saúde no estado.
24/04/2024 às 08h14
Bahia
Postos SAC Feira II e Juazeiro realizam atendimento especial para RG neste sábado (27)
Atendimento precisa ser agendado através do aplicativo ou Portal de Serviços do Estado.
24/04/2024 às 08h03
Economia
Bahia: quase 1,2 milhão de MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do Acredita
Um dos objetivos da iniciativa do Governo Federal é criar condições para ampliar o acesso ao crédito, renegociar dívidas e...
24/04/2024 às 07h25
Acidente
Caminhão desgovernado atinge árvore, derruba poste e quase provoca tragédia em Brumado
O veículo caçamba desceu a via desgovernado, atingiu uma árvore, derrubou um poste e, por pouco, não provocou um acidente...
23/04/2024 às 15h44