Bahia

Ateliês do Ipac conservam e restauram peças artísticas antigas

No Pelourinho, o Ipac mantém ateliês que cuidam de móveis, pinturas, esculturas, arte em papel, documentos, lustres, fachadas e arquiteturas.

23/07/2017 às 15h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

"O Brasil foi descoberto na Bahia. Então, nós temos um manancial de memória. Temos 417 municípios e quase todos nos fazem pedidos para que a gente conserve e restaure as obras que eles têm nas igrejas e nas comunidades". O depoimento da coordenadora de Restauro de Elementos Artísticos (Cores) do Ipac, Káthia Berbert, reflete a riqueza artística e cultural existente na Bahia. 

No Pelourinho, o Ipac mantém ateliês que cuidam de móveis, pinturas, esculturas, arte em papel, documentos, lustres, fachadas e arquiteturas. O trabalho, que envolve cerca de 40 profissionais, busca manter a ideia e forma original dos artistas, independentemente da idade das peças. 

"Temos um corpo técnico com qualificação internacional, alguns dos melhores artífices do Brasil são servidores do órgão estadual de patrimônio. Essa política é fundamental, pois nos permite uma transversalidade pelo interior do estado e para atender as mais diversas demandas", explica o diretor-geral do Ipac, João Carlos. 

Káthia Berbert ressalta que os ateliês recebem diferentes tipos de materiais. "Trabalhamos, por exemplo, com pinturas e esculturas que podem ser de madeira, em pedra ou barro. Recebemos peças do século XVIII, do século XIX e, às vezes, até o século XVII, que já estão deterioradas. O que também não impede de se restaurar alguma obra moderna, mais contemporânea". 

A importância da conservação das riquezas materiais da Bahia é tema de vídeo da série 'Nossa Cultura’, produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult). Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na Cores/Ipac, por meio do telefone (71) 3116-6721 e e-mail [email protected].
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade