Saúde

7 erros que podem ser evitados na academia

Especialista da Smart Fit lista erros comuns praticados em academias e suas consequências, e ensina a evita-los

19/07/2017 às 09h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Hoje em dia as academias estão acessíveis para todas as pessoas, e realizar treinos de musculação ficou muito mais fácil com a democratização do fitness proposto pela rede de academias Smart Fit. Sendo assim é essencial que cada um tenha conhecimento de seu corpo e saúde, e preste atenção na execução dos movimentos para que sejam feitos corretamente, a fim de promoverem benefícios e tragam o resultado esperado.

“É muito importante ter conhecimento da forma como cada exercício deve ser realizado, prestar atenção em alguns detalhes antes de iniciá-lo e ter cautela durante a sua execução. Erros simples podem gerar consequências negativas ao corpo e normalmente acontecem por simples falta de atenção”, explica o especialista da Smart Fit, Tony Marcio Batista.

O professor de educação física listou 7 erros praticados nas academias e explicou como evita-los:

1. Agachamento com barra para pessoas portadoras de escoliose

A execução desse exercício deve ser evitada por quem tem escoliose, pois o peso da barra pode causar desconforto, dores e agravamento do problema. Uma alternativa de exercício com a mesma eficácia é o agachamento feito com halteres ou mesmo livre.

2. Cadeira extensora para portadores de condromalacia patelar (desgaste da patela)

Pessoas com condromalacia patelar precisam ficar atentas ao ângulo de execução do treino na cadeira extensora, que deve estar entre 30º e 45º ou realizar o mesmo o exercício feito apenas na isometria. Para evitar um desgaste ainda maior da patela, dores e desconforto, o usuário deve procurar auxílio de um educador físico, que irá orientá-lo com relação ao movimento correto, pois o grau do exercício vai depender do nível da patologia.

3. Execução de exercícios complexos, como por exemplo, Stiff e Levantamento Terra, para iniciantes em academia

Determinados treinos na musculação exigem prática na execução, pois se o movimento é feito de forma incorreta pode acabar causando graves lesões. Um iniciante na musculação deve ter o acompanhamento de um professor, além de praticar exercícios sem um nível de dificuldade muito elevado. Aqui não falou nada do exercício em si.

4. Execução de exercícios com excesso de carga, feitos em movimentos curtos e falta de postura

Para um melhor resultado na performance muscular é necessário que a pessoa realize movimentos longos e com um cuidado redobrado na postura. Esse alto volume de carga muitas vezes faz com que o executante não preste atenção na postura correta, pois o foco está apenas em aguentar o peso. Esse erro causa lesão nas articulações e ligamentos, o que prejudica o atingimento da hipertrofia, pois o musculo não é alongado devidamente.

5. Execução do leg press, levando os joelhos para dentro ou com os pés muito abaixo na plataforma

O movimento do leg press deve ser feito com os joelhos lineares. A execução incorreta leva à forte compressão na patela, causando dores e problemas futuro na execução de corrida e até caminhada.

6. Exercícios de bíceps e tríceps em pé

Quando realizados em pé com o excesso de carga, o movimento automático do tronco promove uma compressão nos discos intervertebrais (discos presente entre as vértebras da coluna), causando protusões discais, lombalgias, dentre outros graves problemas.

7. Não alongar antes ou depois de treinar

São raras as pessoas que fazem exercícios de alongamento antes e depois do treino. Não alongar é uma prática muito prejudicial ao corpo. O músculo não alongado, quando submetido à musculação ou outras atividades físicas onde se têm movimentos com altas cargas, pode estirar, causando lesões, podendo levar a tratamentos longos, sem execução de exercícios por um tempo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bruno Reis

Política

BN/ Paraná Pesquisas: Bruno Reis mantém liderança em Salvador e pode ser reeleito em 1º turno

A pesquisa, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-02254/2024.

28/03/2024 às 08h12

A 22ª edição da Força Total da PM acontece hoje na Bahia

Segurança Pública

PM deflagra a 22ª edição da Operação Força Total em todas as cidades da Bahia

No acumulado das edições anteriores, a PM já apreendeu 464 armas de fogo e prendeu 752 pessoas em flagrante.

28/03/2024 às 07h47

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

VLT

Bahia

TJ suspende liminar e licitação do VLT do Subúrbio de Salvador volta a correr normalmente

A paralisação da licitação impede a implementação de um modal viário importante para o desenvolvimento econômico e social da região....

28/03/2024 às 06h34

Salvador 475 anos

Bahia

Salvador 475 anos: a ligação ancestral entre a Barroquinha e o Engenho Velho da Federação

Localizada em uma depressão no centro de três colinas e formada em sua maior parte por terras devolutas, a Barroquinha...

28/03/2024 às 06h20

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

image

Rádio acorda cidade