Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

19º 35º Feira de Santana
22 de novembro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Feira de Santana

Coelba inicia ordenamento de cabos nos postes de Feira de Santana no próximo domingo (23)

17/07/2017 06h24
Organização da fiação garante mais segurança na rede elétrica e contribui para a urbanização da cidade.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Coelba inicia ordenamento de cabos nos postes de Feira de Santana no próximo domingo (23)
Foto: Divulgação/Coelba

Acorda Cidade

A Coelba inicia, no próximo domingo (23), o trabalho de ordenamento dos cabos de telecomunicações nos postes da distribuidora de energia, na Avenida Senhor dos Passos, em Feira de Santana. O objetivo é garantir mais segurança na rede elétrica e contribuir com a organização do espaço urbano da cidade. O Plano de Ordenamento das Redes de Distribuição de Energia, Telecomunicações e Iluminação Pública já vem sendo realizado em Salvador, desde 2015, e se expande agora para o interior do estado.

O Plano consiste na identificação, retirada de cabos inativos e equipamentos instalados à revelia, coordenação e monitoramento das ações de regularização do cabeamento das telecomunicações e de organização das situações com emaranhados de fios, exposição de riscos de acidentes e poluição visual na cidade.

O processo foi iniciado no mês de maio, quando a Coelba enviou comunicado para as empresas de Telecom para que elas identificassem seus cabos nos pontos de acesso previamente definidos em reunião com a Coelba, quando foi apresentado o cronograma do ordenamento.

Após 60 dias de prazo para a identificação dos fios, a segunda fase começa no dia 23 de julho, quando as equipes da Coelba vão a campo para avaliar a identificação e iniciar o ordenamento. Os cabos sem identificação ou instalados sem o conhecimento da Coelba serão retirados, assim como placas e cabos desativados.

Dessa forma, será possível ordenar as instalações de telecomunicações nos postes da rede elétrica e promover a segurança da população e dos profissionais de todas as empresas que acessam os postes da Coelba, além de diminuir o impacto visual provocado pelo desordenamento da rede de telecom.

A Avenida Senhor dos Passos será a primeira via de Feira de Santana a passar pelo ordenamento. Na programação estão também as avenidas Presidente Dutra e Visconde do Rio Branco, além das ruas Rua Conselheiro Franco, Intendente Freire e Marechal Deodoro, todas no Centro da cidade.

 

 

 

 

Todo o trabalho conta com o apoio da prefeitura de Feira de Santana, através da Gestão Integrada Municipal de Segurança, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Superintendência Municipal de Trânsito e Secretaria de Trânsito e Transporte. Os moradores e comerciantes da região estão sendo comunicados sobre o Plano de Ordenamento e a possibilidade de interrupções temporárias no fornecimento de energia.

Regularização

O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado por Resolução Conjunta 001/1999, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com a Resolução, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender normas técnicas específicas.

As operadoras que, por algum motivo, estejam utilizando os postes de forma irregular, ou seja, com cabos instalados sem o conhecimento da Coelba, devem procurar a concessionária, imediatamente, para regularizar a situação.

Os contratos celebrados entre a Coelba e as empresas usuárias dos postes explicitam detalhadamente todas as obrigações, dentre elas a responsabilidade pela manutenção e fiscalização das redes por parte das respectivas empresas que utilizam os postes. Ou seja, cada empresa é responsável pela fiscalização e manutenção da rede que lhe pertence.

A Coelba é responsável pela fiscalização, operação e manutenção da rede elétrica. Durante a fiscalização da rede elétrica, caso seja identificada irregularidade na fiação de outra empresa, a Coelba notifica a empresa responsável para que seja providenciada a devida manutenção. Quando é identificada situação que envolva a segurança, a Coelba elimina a situação de risco e notifica a empresa responsável para as devidas providências.

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Polícia Militar terá acesso a videomonitoramento da prefeitura em tempo real

mais podcast ›

Videos

Homem agride idoso durante briga de trânsito no bairro Tomba