Salvador

Tubarão é encontrado na praia de Itapuã

Levado à terra, o animal, de pouco mais de dois metros, foi fatiado e suas partes vendidas no local

16/07/2017 às 09h51, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um tubarão foi encontrado na praia de Itapuã, na manhã de sábado (15). O peixe nadava fora da costa, quando foi encontrado por pescadores. Levado à terra, o animal, de pouco mais de dois metros, foi fatiado e suas partes vendidas no local.

Segundo o morador de Itapuã, o administrador Rogério Silva, 36 anos, o tubarão teria sido pescado. “Ouvi alguns pescadores dizendo que outros pescadores que jogam a rede fora da costa viram o animal e o pescaram”, contou Rogério, que fez foto do tubarão já morto quando passava na praia, nas imediações da Colônia de Pescadores, por volta das 8h.

Já alguns pescadores entrevistados disseram ao CORREIO que o tubarão foi encontrado boiando próximo à beira do mar. “Os pescadores viram ele morto na água e aí o trouxeram para a areia. A gente sabe que é proibido pescar tubarão”, disse um pescador que não quis se identificar.

Levado à areia, o tubarão foi atração de muitos curiosos. “Não faltou gente para tirar foto ao lado. Pra gente isso é novidade. Nunca tinha visto um de perto”, disse um outro pescador. Segundo ele, o animal ficou inteiro por no máximo 40 minutos.

O biólogo Rodrigo Maia, assessor do programa Pan-Tubarões do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contou que se trata de um tubarão lombo-preto, muito comum nesta região, sendo a terceira espécie mais frequente em nossas águas. Segundo ele, este animal costuma nadar em águas abertas, a 200 e 500 metros de profundidade. "Pelo que vi, trata-se de uma fêmea. Esse animal chega a 2,3 metros. Se esse tem dois metros, é enorme", explica.

Ainda segundo o biólogo, é preciso entender que todo tubarão é perigoso para os humanos. "O animal está no ambiente dele, nós é que somos uma ameaça. Ele não tem mãos, então sente pela boca, é sempre um perigo", ressalta. O professor de Biologia André Carmo acrescenta que o animal não ataca e que é preferível chamar os casos de acidente. "Porque é o ser humano que está adentrando a área do animal", completa.

Conforme Maia, Salvador tem uma plataforma continental estreita, então, numa distância bem curta, é possível chegar em águas profundas. "Navegando entre sete e 15km se chega em área profunda. Se os pescadores estavam a mais de 7km, como é normal em pescaria, e ele estava pela área, é absolutamente normal. O acaso é terem conseguido capturar porque ele não deve ter vindo para a costa", explica.

Fonte: Correio24hs

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade