Variedades

Confira dicas para cuidar de forma adequada das orquídeas

Elas possuem uma capacidade muito grande de absorver água e nutrientes do ar e sobrevivem sem muita luz solar.

13/07/2017 às 14h31, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A orquídea é uma flor milenar, que você pode adquirir para se presentear ou dar para pessoas que você ama. Ela é carregada de significados, de acordo com a cor, tornando-a uma opção perfeita para presentear! As amarelas estão atreladas a amizade, alegria e sucesso, enquanto as brancas simbolizam paz e espiritualidade, por exemplo. Para que elas sejam saudáveis por um bom período de tempo, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados e seguir algumas recomendações.

Primeiro, é importante saber que existem vários tipos de orquídeas. As mais comuns são as epífitas, que utilizam árvores ou arbustos para fixar suas raízes. Elas possuem uma capacidade muito grande de absorver água e nutrientes do ar e sobrevivem sem muita luz solar.

Rega adequada

Tenha cuidado ao regar as orquídeas. O maior vilão, nesse caso, é o excesso de água, que pode deixar as flores afogadas e matá-las. Só molhe o substrato quando ele estiver seco, até mesmo porque é importante lembrar que elas são boas em captar a umidade do ar. Para saber disso, a dica básica é colocar o dedo para sentir a umidade. Não coloque água no pratinho, porque tal prática facilita a proliferação da dengue.

Luminosidade

O ponto-chave aqui é o equilíbrio. Não deixe as plantas expostas diretamente ao sol, porque as flores podem ficar queimadas. Mas se elas ficarem em um lugar escuro, as flores, consequentemente, ficarão escuras. A escolha ideal é um local bem iluminado, mas com uma espécie de filtro, para evitar a exposição direta à luz solar. Cortinas funcionam bem para essa finalidade. Com uma luminosidade adequada, você vai observar que as folhas estarão verdes e vivas.

Temperatura e ventilação

Apesar de existirem algumas orquídeas que suportam temperaturas mais elevadas, o ideal é cerca de 25 graus, ou seja, uma temperatura mais amena. Se você mora em uma região muito gelada, traga as orquídeas para dentro de casa durante a noite. A qualidade do ar também é fundamental. Mantenha-as em um lugar com circulação de ar constante.

Vasos

Ao comprar uma orquídea, pode ser que ela venha em um vaso de plástico por causa do menor custo. O ideal, no entanto, para a sua durabilidade, é que ela seja colocada em um vaso de barro, porque ele possui mais porosidade e drena melhor a água. Se você, mesmo assim, preferir o de plástico, vale a regra que já foi dada sobre as regas: tome cuidado com o excesso de água.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade