Esportes

Grupo de corrida compartilha histórias de vida e rotinas de treino em Feira de Santana

Para participar basta o iniciante ou veterano na corrida ir aos treinos oficiais às terças e quintas a partir das 18h30 na Avenida Nóide Cerqueira.

10/07/2017 às 06h29, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Sair do sedentarismo, ganhar qualidade de vida e fazer novos amigos. Esta é a proposta do Grupo Corridas Bahia, de Feira de Santana – criado para incentivar a prática de um dos esportes mais antigos do mundo: a corrida. Nascido no WhatsApp de forma restrita a uma família, o grupo foi abrindo acesso a outras pessoas e foi ganhando proporção, a ponto de ser condecorado duas vezes com troféus como o grupo com maior número de participantes em competições.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade 

A postagem da frase: "Treino pago", seguida de uma foto pós-corrida ou de um print do tempo percorrido calculado por aplicativos de corridas servem como incentivo e forma de manter o foco do grupo nas conversas sobre o esporte.

Marília antes e depois da corrida (Foto: Arquivo pessoal)

Uma das fundadoras do grupo é Marília Castro: um exemplo de garra e determinação.  “Eu era uma pessoa com sobrepeso e meu irmão também. Ele passou por uma cirurgia e do caso surgiu o grupo familiar de WhatsApp para dar a força para ele, incentivá-lo a correr, e para eu permanecer correndo. Hoje tenho bem-estar físico e psicológico. Para mim correr não é um verbo, é um sentimento, é de fato sentir e amar. Eu estava gripada e com febre e mesmo assim eu participei de uma meia maratona em Feira de Santana no dia 4 de junho. Já é a terceira corrida de 21 km. É uma paixão que nasceu em 2015. Determinação e superação foram palavras que se tornaram minhas amigas. Cheguei a 93 kg imaginando que não teria mais jeito sem cirurgia”, relatou.

Marília e o marido Jules (Foto: Arquivo pessoal)


Marília contou que começou devagar, ressaltou que não é atleta profissional, mas corre em busca do melhor tempo. “Sim, procuro melhorar a cada corrida, mas, dentro dos meus limites e possibilidades, em busca do que é melhor para mim. Corra a favor de você e não apenas contra o relógio, respeite o seu ritmo", declarou. Respeitar o ritmo de cada um é também uma das regras do grupo. Porque eles deixam claro que o importante é praticar a atividade física e ter através dela uma qualidade de vida melhor. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O meio maratonista de 46 anos, Izaias Gonçalves, e também administrador do grupo, já participou de quatro corridas de 21 km (meia maratona). A mais recente foi a Meia Maratona União Médica, no dia 4 de junho, na qual fez o percurso em 1 hora e 44 minutos.

“Ganhamos o segundo troféu como a equipe com maior número de componente e divido este troféu com todos do Grupo Corridas Bahia por acreditarem primeiramente em si mesmo e por estarmos juntos um incentivando o outro a ter uma vida mais saudável”, disse.

O policial militar Joilson Miranda é um exemplo de superação (Foto: Arquivo pessoal)


O Policial Militar, Joilson Miranda, 36, começou a correr após sofrer um acidente gravíssimo de trânsito. “Eu perdi um dos rins. Após a operação comecei a ganhar bastante peso chegando a ficar com 100 kg e hipertenso. O médico nefrologista disse que eu não poderia ganhar mais peso e deveria perder. Procurei um nutricionista, um cardiologista e um educador físico. Consegui perder 17 kg e deixar de tomar remédio de pressão. Tudo isso sendo acompanhado. Hoje consigo ter uma vida normal, sem estresse e sem ansiedade. Além é claro de ter mais amigos e conhecer lugares que jamais havia imaginado”, relatou informando que o grupo participa de competições em outras cidades.

Treino pago

Jonatas Machado corre há um ano e seis meses e também faz parte do Grupo Corridas Bahia (Foto: Arquivo pessoal)

Mais depoimentos

“Fiz uma cirurgia para retirada de um GIST, onde precisei fazer um tratamento oncológico por 12 meses, então depois disso tudo engordei quase 20 kg e o colesterol ficou acima do limite tolerável, comecei a fazer musculação, no início de 2009 com a finalidade de perder peso, foi quando em julho de 2009 recebi o convite para correr 5 km numa maratona de revezamento em Fortaleza, conclui no maior sacrifício e depois disso a corrida de rua passou a fazer parte da minha vida. Fiz várias provas de 5 km, 10 km, 21 km, uma maratona e uma ultra maratona de revezamento onde corri 60 km. Ganhei muitos amigos e principalmente qualidade de vida”. (Wylton Carneiro Barbosa, 44 anos, comerciante).


“Durante e após a gestação, o excesso de peso foi inevitável. Nove anos se passaram e durante os últimos três anos, eu estive "brigando com a balança", na luta para não voltar aos 91 quilos que já pesei. Tentei várias modalidades de esporte na busca pela qualidade de vida e agora com apenas três meses de corrida tenho sentido uma satisfação imensa. Acredito que achei o caminho, a galera (grupo corridas Bahia), e o esporte certo! Afinal, correr é grátis". (Eliana Freitas, 42 anos, Consultora de Internet).


“Incrível como o esporte (profissional ou amador) pode mudar a vida de alguém.
Devido a uma vida de sedentarismo adquiri alguns quilos bem a mais do que devia e tive como meu companheiro durante um bom tempo, um problema respiratório. Foi a partir daí que resolvi reescrever a minha história. Hoje sou apaixonada pela corrida tendo saído de sedentária à maratonista, levando comigo experiências maravilhosas, amigos fantásticos que a corrida me deu, um grupo mega acolhedor chamado Corridas Bahia e um lema: "Sem querer provar nada pra ninguém". (chamo Bel Andrade, 43 anos, assistente administrativo).

Quer participar?

Para participar basta o iniciante ou veterano na corrida ir aos treinos oficiais às terças e quintas a partir das 18h30 na Avenida Nóide Cerqueira. Quem não puder ir no horário pode escolher o que mais se adeque ao dia a dia e começar a correr. O ponto de encontro e local escolhido para fazer o alongamento é no parquinho em frente à escola Asas de Papel, no início da avenida. Basta se aproximar e se apresentar para a turma que logo perceberá a simpatia e boa receptividade do Grupo Corridas Bahia.

Fotos: Grupo Corridas Bahia
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade