Feira de Santana

Farmácias populares mantidas pela prefeitura serão fechadas

As medicações continuam sendo repassadas normalmente pelas unidades de saúde do município.

06/07/2017 às 11h59, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

As duas farmácias populares mantidas pela prefeitura de Feira de Santana, com recursos do Ministério da Saúde, serão fechadas. O anúncio foi feito pela secretária municipal de saúde, Denise Mascarenhas, durante uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (6). Acompanhada do secretário de Comunicação, Valdomiro Silva, ela explicou que as farmácias não existirão mais, não apenas em Feira de Santana, mas em todo o Brasil.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A distribuição gratuita em Feira de Santana continua nas unidades de saúde com os medicamentos de competência do município. O que vai mudar a partir de agosto é que as farmácias populares não existirão. São duas, uma na Rua Barão do Cotegipe e uma na Carlos Gomes, elas não estarão mais abertas por uma determinação do Ministério da Saúde”, afirmou.

Denise salientou que as farmácias populares eram mantidas e administradas pelo município em um convênio do Ministério da Saúde com a Fiocruz. Este convênio foi encerrado, e o ministério está fechando as farmácias populares. O recurso será repassado para as unidades de saúde, como já ocorre no dia a dia.

“Esses medicamentos já existem nas unidades de saúde, e as pessoas tinham mais uma oportunidade que era a Farmácia. O que acontecerá é que se esse recurso for ampliado, nós ampliaremos o quantitativo. Mas, o fornecimento, ele já existe, gratuitamente, em todas as unidades de saúde básicas e tradicionais”, acrescentou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com a secretária de saúde, os recursos federais para manter as duas farmácias populares eram de em média 50 mil reais. O gasto mensal que o município tinha era de 48 mil reais entre despesas com água, luz e aluguel. Algumas manutenções e outras despesas eram cobertas com a utilização de recursos municipais.

As farmácias populares em Feira de Santana atendiam em média 30 pacientes por dia e serão fechadas a partir de agosto. As medicações continuam sendo repassadas normalmente pelas unidades de saúde.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade