Variedades

Saiba como controlar a fome no inverno

Conheça também alimentos que podem ajudar nesta empreitada e dicas para não brigar com a balança na estação.

06/07/2017 às 09h12, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No inverno, a temperatura do corpo diminui e para se aquecer, ele gasta mais energia das nossas reservas. Nesta época, com o aumento de apetite, é comum aumentar o consumo de comidas e bebidas alcoólicas e cometer certos exageros, o que pode ser muito prejudicial a balança e principalmente a saúde.

Foto: Divulgação

De acordo com doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia, na hora de comer, a regra básica é escolher alimentos que dão mais saciedade e ao mesmo tempo conseguem suprir as necessidades do nosso organismo. É importante ter uma alimentação ideal e não transformar o ato de “beslicar” em um hábito.

A médica ressalta que não precisa se sacrificar durante a estação, mas vale fazer algumas alterações na rotina alimentar e se disciplinar. “Uma dica é apostar nos alimentos quentes com baixas calorias, como chás, sopas e caldos”, acrescenta ela. Outro ponto importante é manter a hidratação do corpo em dia, pois, com a produção de calor, o corpo exige mais água. A recomendação é ingerir 1,5 litros de água, no mínimo.

Outro “vilão” do inverno são as bebidas alcoólicas. No frio, as pessoas tendem a beber mais, o que pode representar um consumo exagerado de calorias e, como consequência, o aumento de peso. A dica é ter moderação e lembrar que cada grama de álcool fornece 7 calorias ao nosso organismo.

Para manter a saúde em dia e não transformar seu inverno em período de "engorda", é preciso bom senso e equilíbrio. “Mas, se você fugiu da dieta, não se martirize. Viva consciente dos seus atos e sem culpa, até porque ela engorda e muito”, complementa a doutora.

Confira abaixo alguns alimentos que são aliados do inverno:

– Frutas oleaginosas: contêm ômega-3, controlam as taxas de colesterol no sangue, beneficiam a memória e a concentração. Ideais para petisco.

– Canela: aumenta a temperatura do corpo, ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico.

– Gengibre: auxilia na queima a gordura por ser termogênico, ajuda na circulação do sangue e dá aquela sensação de conforto térmico, além de ser anti-inflamatório. Um bom chá de gengibre com cravo e canela esquenta rapidinho.

– Pimenta: além do efeito termogênico, ainda controla o apetite.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade