Cultura

Apresentação do diagnóstico cultural de Feira de Santana acontece nesta terça (27)

O diagnóstico buscou identificar o perfil da cultura local, seus agentes e manifestações, bem como as principais potencialidades e vulnerabilidades da cultura no município.

26/06/2017 às 20h43, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta terça-feira (27), será realizada às 19h, no Teatro Margarida Ribeiro na Rua José Pereira Mascarenhas, 409, bairro Capuchinhos, a apresentação dos resultados do Diagnóstico Cultural de Feira de Santana, realizado em 2016 pelo Galpão Cine Horto, em parceria com a Habitus Pesquisa.

O diagnóstico buscou identificar o perfil da cultura local, seus agentes e manifestações, bem como as principais potencialidades e vulnerabilidades da cultura no município. Para isso, foram realizadas entrevistas, questionários e grupos focais com artistas, técnicos, lideranças locais e gestores culturais, envolvendo um total de 55 participantes.
 
Sobre o programa:

O Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais para Feira de Santana é um curso voltado a empreendedores, gestores e produtores da área cultural e tem inscrições gratuitas de 13 de junho a 05 de julho no site www.galpaocinehorto.com.br

Com o objetivo de profissionalizar o mercado cultural, o Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais levará curso de formação para a cidade de Feira de Santana (BA). A proposta se destina à formação de 50 empreendedores culturais e busca contribuir para a dinamização da cena cultural local e estimular o desenvolvimento de redes, arranjos produtivos e ações colaborativas. Interessados podem inscrever-se gratuitamente de 13/06 a 05/07 em www.galpaocinehorto.com.br. O projeto é uma realização do Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte, com patrocínio da Belgo Bekaert Arames e da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e Sesi.

O curso de Produção e Gestão Cultural acontece entre julho e novembro de 2017, com quatro módulos presenciais e quatro à distância (EAD). Serão abordados temas como planejamento e mobilização, mapeamento, políticas culturais, comunicação e desafios do setor. Além das aulas, os alunos contarão com tutoria dos professores no processo de elaboração de projetos práticos que serão apresentados ao público ao final do curso.

O Programa é um desdobramento do Diagnóstico Cultural realizado em 2016 pelo Galpão Cine Horto, em parceria com a Habitus Consultoria e Pesquisa, nos município de Cariacica e Feira de Santana. Em ambas as pesquisas ficou evidente a necessidade da capacitação de produtores e gestores e também da criação de oportunidades de encontro dos diversos agentes culturais para reflexão sobre o cenário local e para proposição de novos caminhos para o setor.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

lei paulo gustavo bahia

Cultura

Secult-BA inicia pagamento de projetos da Paulo Gustavo Bahia

São 337 premiados em três editais, que, juntos, somam um montante mais de R$ 10 milhões. Outros 919 projetos foram...

28/02/2024 às 07h03

image

Rádio acorda cidade