Feira de Santana

Maca retida no Clériston Andrade prejudica atendimento em cidade da região

O paciente foi ferido por golpes de faca e conduzido ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) neste sábado (24). Como não havia leito disponível, a maca da ambulância não pôde ser liberada.

24/06/2017 às 15h28, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

A retenção de uma maca da ambulância da prefeitura de São José do Jacuípe gerou reclamação do motorista e da técnica de enfermagem daquela cidade. O paciente foi ferido por golpes de faca e conduzido ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) neste sábado (24). Como não havia leito disponível, a maca da ambulância não pôde ser liberada.

A técnica de enfermagem Dalila Matos da Cunha reclamou da situação. “A gente deu entrada no hospital com o paciente, que ficou em observação. Liberou a gente, a ambulância, mas não liberou a maca. Disseram que ia liberar a maca na segunda, 72 horas depois. Eu disse que não tinha condições da gente voltar sem a maca, pois só temos uma ambulância para o município todo, que está nos festejos juninos”, afirmou.

Ela destacou que não adiantaria voltar com a ambulância para o município de São José do Jacuípe sem a maca e por esse motivo sugeriu seguir para Salvador com o paciente. Porém, de acordo com a técnica de enfermagem, o Clériston não entregou a documentação que foi trazida de São José do Jacuípe.

O motorista da ambulância, Reinaldo Lima Rios, também estava inconformado com a situação. “Eles seguraram o paciente, expulsaram a técnica de dentro do hospital e não liberaram a documentação para a gente ir para Salvador. Se eles não tinham como atender o paciente, tinham que avisar e não reter a maca. Eles não querem atender ninguém de outro município”, disse.

A direção do Clériston Andrade constesta as afirmações. Segundo o diretor José Carlos Pitangueira, após chegar no hospital, entre 7 e 8 horas deste sábado, o paciente foi examinado, suturado e liberado com a maca às 11 horas. Pitangueira ainda criticou o fato de alguns municípios da região não disporem de médico sequer para procedimentos simples e acabarem tranferindo os pacientes para o Clériston. "O município tem que ter médico para fazer sutura. Quem vai fazer festa de São João tem que ter médico para as urgências", ponderou.

Atualizada às 18h30.
                        

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade