São João

Nutricionista destaca benefícios dos alimentos juninos e orienta consumo com moderação

Os alimentos mais recomendados nesta época do ano, segundo Geralda Rodrigues, são o milho cozido, milho assado, o amendoim cozido, que devem ser consumidos com moderação.

23/06/2017 às 12h24, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

As comidas típicas são sem dúvidas um dos principais atrativos das festas juninas, e não há quem rejeite um bom bolo de aipim, milho, puba, canjica e o tradicional licor para esquentar. Muitos desses alimentos, além de saborosos, são ricos em nutrientes.

A nutricionista Geralda Rodrigues, de Feira de Santana, afirma que os alimentos das festas juninas são ricos em vitaminas do complexo B; a vitamina A, presente no milho; selênio, zinco e magnésio, presentes no amendoim, que são alimentos tipicamente usados nessa época, entre outros.

Os alimentos mais recomendados nesta época do ano, segundo Geralda Rodrigues, são o milho cozido, milho assado, o amendoim cozido, que devem ser consumidos com moderação. “E algumas trocas que eu chamo de trocas inteligentes, para algumas preparações culinárias, que são trocar o leite integral pelo desnatado, o açúcar pelo adoçante, e usar alguns condimentos como canela e cravo”, informou a nutricionista.

De acordo com ela, o aproveitamento dos nutrientes depende de vários fatores. “O preparo de uma forma inadequada prejudica a absorção de alguns nutrientes e a biodisponibilidade, ou seja, aqueles alimentos que estão presentes no alimento não estarão disponíveis para a utilização do meu organismo. Se perde pela forma de preparo, armazenamento, aquisição. Comer o alimento cozido nas preparações, a gente agrega um valor calórico menor e melhor”, salientou.

A nutricionista ainda ressalta que deve-se reduzir a ingestão dos alimentos juninos e preferir as preparações menos gordurosas e menos salgadas.

“A primeira regra é não exagerar muito no consumo de todos esses alimentos, nunca ir pra uma festa com o estômago totalmente vazio, porque controlar a ingestão de alimentos que a gente já gosta estando com fome, porque a ingestão vai ser muito maior. Além disso, não esquecer da água, comer em pequenas quantidades, mastigar muito o alimento. Evitar frituras, alimentos calóricos, e aqueles com muito sódio, porque senão vai reter muito líquido, dificultar o processo de digestão e a pessoa vai se sentir mais inchada e vai ter um ganho de peso ao final das festas”.

Já no caso dos licores, o valor nutricional da bebida é proveniente das frutas utilizadas no preparo. “Não podemos esquecer o teor alcoólico dos licores, e os mais indicados pra essa época são aqueles que não levam em sua composição o leite condensado e o creme de leite, os licores de frutas, feitos de uma forma mais simples, e os mais originais, pois os mais elaborados são mais calóricos”, disse.⁠⁠⁠⁠

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade