Feira de Santana

Sudene discute plano de desenvolvimento econômico com empresários de Feira de Santana

A ideia é reunir a classe empresarial com o setor público no sentido e apresentar as diretrizes e as linhas mestras do plano diretor de desenvolvimento econômico.

20/06/2017 às 10h09, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Marcelo José Almeida das Neves, se reuniu com empresários de Feira de Santana, na tarde de segunda-feira (19), para apresentar um plano de desenvolvimento econômico para o município e investimentos em energia solar. De acordo com o empresário, há alguns meses houve uma reunião com o prefeito José Ronaldo, onde foi assinado um protocolo de intenções. O objetivo do encontro de ontem foi dar continuidade a essas conversas, no sentido de formatar e realizar um plano de desenvolvimento sustentável da cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A Sudene tem como objetivo cuidar dessas questões de planejamento, de integrar economia nordestina com a economia nacional e a Sudene já tem realizado outros planos no Norte de Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e uma série de cidades. Feira de Santana é mais uma cidade a ser contemplada com a realização desse plano de desenvolvimento econômico”, disse.

Segundo o superintendente, a ideia é reunir a classe empresarial com o setor público para apresentar as diretrizes e as linhas mestras do plano diretor de desenvolvimento econômico. “Esperamos voltar em breve a Feira de Santana para assinar o convênio com a prefeitura”, acrescentou.

Marcelo José explicou que está analisando a possibilidade de ter uma ação comercial em Feira de Santana junto à embaixada americana e aos Estados Unidos, a fim de conhecer tecnologias renováveis para trazer e atrair empresas para a cidade e a própria realização do plano de desenvolvimento econômico.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Os recursos do plano serão custeados integralmente pela Sudene. Há uma possibilidade do setor privado entrar com recurso. Mas, não haverá recursos por parte do poder municipal. Nesse momento estamos avaliando e o plano é de aproximadamente 800 mil reais. Esse é um orçamento inicial do plano e esperamos que com esse orçamento a gente consiga realizar o plano de desenvolvimento econômico de Feira de Santana. Feira de Santana é uma cidade referência do Nordeste, a maior cidade do interior nordestino, a maior cidade da Bahia e tem uma economia forte. Uma das maiores economias e está entre as cem maiores cidades do Brasil. Então Feira é um case de várias experiências que acontecem do ponto de vista de desenvolvimento econômico. Nós queremos não só aproveitar o que acontece de bom aqui, como trazer também novidades de outras cidades que possam também ajudar nesse desenvolvimento”, afirmou.

O superintendente da Sudene destacou que entre algumas ideias para o plano estão o incentivo à exportação de pequenos e médios empresários e assuntos relacionados aos financiamentos industriais, principalmente em relação aos incentivos federais.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O prefeito José Ronaldo de Carvalho relatou que espera que o plano seja executado o mais breve possível. De acordo com ele, o plano busca ouvir a sociedade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Está em andamento e a qualquer momento vai começar a ser executado. A presença do superintendente deixou isso muito bem claro. Eu espero que isso venha a ser iniciado e concluído o mais rápido possível. Tenho certeza que vai contribuir na questão do planejamento e da organização do município de Feira de Santana”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade