Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

25º 35º Feira de Santana
11 de dezembro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Bahia

Caravana de Música seleciona artistas e bandas para circular em cidades baianas

19/06/2017 11h23
Com patrocínio da Vivo e Fazcultura, projeto lança convocatória para artistas da música se inscreverem e participarem de circuito em municípios do Estado
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Caravana de Música seleciona artistas e bandas  para circular em cidades baianas
Foto: divulgação

Acorda Cidade

Artistas e bandas poderão participar da convocatória para projeto Caravana da Música, que vai selecionar nomes para circularem em 10 cidades baianas, realizando apresentações gratuitas e workshops de música. Realizado pela Maré Projetos Culturais, o projeto está em sua segunda edição, promovendo a interiorização da música baiana e difusão da produção artística. As inscrições estão abertas até 30 de junho e o resultado será divulgado no dia 31 de julho. Patrocinado pela Vivo e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado, a Caravana acontecerá no período de agosto a dezembro, percorrendo municípios de diferentes regiões do estado.

Poderão participar da chamada bandas, grupos musicais e artistas individuais baianos ou residentes na Bahia, há pelo menos três anos, com limite máximo de 12 integrantes. Os candidatos poderão mostrar seus trabalhos nos mais variados formatos de apresentação, que tenham trabalhos autorais lançados em algum canal de distribuição seja ele internet, CD, DVD, entre outros. As inscrições são realizadas por meio de formulário no site www.mareproducoesculturais.com.br, onde consta o edital completo e as orientações para envio de material.

De acordo com Fernanda Bezerra, diretora da Maré Produções Culturais e idealizadora do projeto, “Caravana da Música é um dos principais projetos, realizados hoje na Bahia, destinados a interiorização da música contemporânea autoral produzida por artistas baianos. A segunda edição chega para amadurecer este projeto que busca promover a ocupação e dinamização cultural do espaço público”.

Serão avaliados aspectos como diversidade de gênero entre os inscritos, iniciativas que valorizem o diálogo entre ritmos e difundam a brasilidade com criatividade e a trajetória do artista/ banda, bem como demandas técnicas e logísticas. A Maré Produções Culturais formará uma curadoria com nomes de larga bagagem na produção e cena musical do estado. Os artistas/bandas selecionados receberão um cachê de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, a iniciativa valoriza a produção baiana e divulga a nova geração de músicos. “O Fazcultura tem como propósito patrocinar a cultura, viabilizar os novos e também os atores já consagrados no meio cultural local. Os patrocinadores têm a oportunidade de investir em atividades dos mais diversos formatos e tamanhos. É uma grande oportunidade para as empresas ter seus nomes alinhados com produtos e eventos de qualidade”.

Para a Vivo, principal patrocinadora e forte incentivadora da cultura baiana, o projeto Caravana da Música tem relevância ao promover a diversidade musical e a valorização dos talentos locais. “Ficamos muito felizes em participar deste projeto, que promove a diversidade e a democratização da cultura na Bahia”, revela o diretor Regional Nordeste da Vivo, Renato Pontual.

Em 2016,a Vivo aplicou mais de 3,8 milhões de reais em nove diferentes projetos no Estado, que beneficiaram aproximadamente 200 mil pessoas. Neste ano, já foram incentivadas pela operadora 12 iniciativas ligadas à música e ao teatro.

Em sua primeira edição, realizado no primeiro semestre de 2016, o projeto Caravana da Música percorreu 11 cidades do interior da Bahia, atingindo um público total estimado de 12 mil pessoas. Participaram da primeira edição do projeto artistas como: Scambo, Vivendo do Ócio, Larissa Luz, Ifá Afrobeat, dentre outros.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
 

SERVIÇO

 Inscrições abertas para projeto Caravana da Música – Ano II

Até 30 de junho

Realização: Maré Produções Culturais

Informações: http://www.mareproducoesculturais.com.br

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Procurador da República Vladimir Aras diz como foi seu trabalho na operação Lava Jato

mais podcast ›

Videos

Cavalgada solidária reúne centenas de pessoas em Feira de Santana