Educação

Alunos brasileiros da rede pública de ensino são campeões mundiais em olimpíada de raciocínio na Grécia

Estudantes de Portão/RS venceram nesta quarta-feira (14), na Ilha de Creta, torneio que reuniu jovens de diversos países das redes pública e privada de ensino.

14/06/2017 às 17h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Agência Brasil – Portão, município com pouco mais de 30 mil habitantes, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, está em festa, que pode ser celebrada nos mais variados cantos do país. Quatro estudantes da Escola Municipal Visconde de Mauá do Ensino Fundamental acabam de vencer na Ilha de Creta (Grécia) uma olimpíada internacional com jogos de raciocínio, que estimulam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. (Veja aqui o momento do anúncio dos campeões mundiais).

Depois de serem campeões nacionais em maio, Guilherme Oliveira de Oliveira, Gustavo Oliveira de Oliveira, Cassiano dos Santos Gonçalves e Nicoli Vitória de Quevedo Datsch, foram à Grécia e levaram a melhor diante de estudantes australianos, italianos, britânicos, romenos, turcos, entre outros. Cada um foi responsável por um jogo diferente e, ao final do torneio, a somatória de resultados colocou os jovens gaúchos em 1º lugar geral.

O torneio é realizado anualmente, e visa motivar estudantes de escolas públicas e privadas a colocarem em prática o aprendizado com os jogos de raciocínio trabalhados em sala de aula por meio do Programa MenteInovadora, da Mind Lab, número 1 em habilidades socioemocionais.

O caminho percorrido para chegar até a etapa internacional teve início no começo do ano. Ao disputarem a primeira fase com mais de 110 mil estudantes de todo o Brasil, os atuais bicampeões se classificaram para a etapa regional, com cerca de 1.000 alunos, divididos em 275 equipes. Após a classificação para a fase nacional, eles viajaram até São Paulo para defender o título conquistado em 2016, e ainda se consagraram novamente campeões.

Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab, e responsável pelos brasileiros na Grécia, destaca o valor do título. “A conquista de Portão é uma conquista para toda a educação brasileira e para quem acredita que não temos limites para superar nossas dificuldades como educadores e estudantes”, diz. “Há muitas coisas boas pelo país sendo feitas, especialmente com habilidades socioemocionais, as habilidades do Século XXI, e cada conquista deve ser uma injeção de motivação para que busquemos o melhor sempre”, completa.

Estudantes de Contagem/MG conquistam o 3º lugar – Além dos alunos de Portão, houve outra equipe representando o país e que conseguiu também posição de destaque. Os alunos Matheus Henrique Mendes Rodrigues, Lorrayne Marayze Silva de Oliveira, Tiago Araújo Vidal e Amanda Coura Fernandes, todos do Instituto Eros Gustavo, da rede privada, ganharam a medalha de bronze.

Volta ao Brasil

As duas equipes brasileiras retornam ao país na manhã do dia (16), sexta-feira.

Sobre a Olimpíada de Raciocínio Mind Lab (http://olimpiadas.mindlab.com.br): Torneio de jogos de raciocínio que reúne diversos países que aplicam a Metodologia Mind Lab. As equipes têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e as estratégias exploradas pelo Programa MenteInovadora em um evento em que alunos, educadores e famílias trocam experiências e celebram a jornada intelectual e emocional. Na final internacional, cada equipe é formada por 4 alunos do 4º ao 7º ano e do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, que competem em modalidades/jogos diferentes: Damas Olímpicas, jogo Octi, jogo Bloqueio e o jogo Abalone.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade