Eventos Acadêmicos

Ação social da FTC muda rotina do bairro São João

Motivados, os alunos comemoraram o resultado do projeto, que contou com a participação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Psicologia e Engenharia Civil.

13/06/2017 às 09h16, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estudantes de oito cursos, acompanhados de professores e coordenadores, mobilizaram a comunidade do bairro São João na manhã de sábado (10). A ação, que registrou centenas de atendimentos e promoveu campanhas socioeducativas, foi resultado da parceria entre a FTC Feira de Santana e o Instituto Tenda da Paz, entidade vinculada à Paróquia Todos os Santos, com apoio do Exército.

Motivados, os alunos comemoraram o resultado do projeto, que contou com a participação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Psicologia e Engenharia Civil. “Além da interdisciplinaridade, temos contato com as pessoas onde elas vivem e podemos avaliar o ser humano como um todo”, avaliou Sara Elian Ribeiro, que cursa o 2º semestre de Odontologia.

Os perigos da automedicação, o câncer de mama, saúde bucal e insuficiência respiratória foram alguns dentre as muitas questões abordadas durante a ação. Em alguns momentos, estudantes de cursos diferentes se juntaram em um só tema, o que enriqueceu as informações levadas à comunidade. Foi o caso do câncer de mama com mastectomia, que uniu Fisioterapia e Psicologia.

Segundo explicações de Juliana Mamona, iniciante no curso de Fisioterapia, os casos de câncer casos requerem cuidados físicos e emocionais. Já Gleice Almeida, do 3º semestre de Fisioterapia, fez um resumo do trabalho na comunidade, logo após atender um usuário de droga: “Dentro da faculdade o mundo é colorido, aqui fora é tudo bem diferente”.

Se para os estudantes o resultado foi altamente positivo, para os moradores do bairro a ação proporcionou mais do que “um dia especial”, com direito ainda a bazar e venda de comida ao lado da Igreja Sagrado Coração. Raimunda Daltro de Souza visitou vários estandes, fez teste de glicemia capilar e aferiu pressão. José Antônio Oliveira acompanhou tudo: das atividades físicas aos serviços de saúde. “É muito bom ter tudo isso perto de casa”, disse.

Os organizadores também gostaram do resultado. Para a professora Guísala Mamona, coordenadora do projeto, o comprometimento dos alunos foi o ponto alto do projeto, que permitiu não somente a vivência com a realidade, como o exercício da interdisciplinaridade. Já a presidente do Instituto Tenda da Paz, Auxiliadora Araújo destacou a parceria com a Faculdade e a participação da comunidade. “É gratificante”, resumiu.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade