Feira de Santana

Mercado de Arte é palco para aula de samba

As aulas de samba foram dadas durante apresentação do grupo cultural Quixabeira da Matinha, dentro do projeto da Quixaba à Quixabeira.

28/05/2017 às 16h16, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Mercado de Arte Popular (MAP) foi palco, neste sábado (27), para aula de um dos mais populares ritmos musicais, o samba de roda, que definitivamente fazer parte da vida do brasileiro. E quem ainda não entrou no ritmo desta dança teve a oportunidade de aprender os passos básicos de todo o gingado que tão bem é reproduzido pelos baianos e que em Feira de Santana não poderia ser nada diferente.

As aulas de samba foram dadas durante apresentação do grupo cultural Quixabeira da Matinha, dentro do projeto da Quixaba à Quixabeira: Samba, Cultura Afro-descendente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha, promovido pela Associação Cultural Coleirinho da Bahia.

Ao ritmo do pandeiro e dos tambores, crianças e adultos se misturaram e caíram no samba, mostrando todo o gingado que os baianos têm. A festa foi iniciada por volta das 11 hs e iniciou a tarde movimentando o mercado de arte, cada vez mais sintonizado com a cultura de raiz.

Grupo cultural que vem sobrevivendo ao tempo e mantido por gerações, a Quixabeira da Matinha ainda é liderada por Apolinária das Virgenes Oliveira, ou simplesmente Dona Chica do Pandeiro, como é mais conhecida a matriarca que traz herdeiros para o samba e alimenta toda a tradição.

O projeto desenvolvido pela Quixabeira da Matinha é promovido com a participação de jovens e crianças, que aprendem a preservar a cultura e sobretudo os valores do samba de roda, que ganha força e eco no distrito da Matinha.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade