Feira de Santana

Campanha desenvolve ações voltadas para saúde ocular nas escolas

A campanha foi idealizada pelo médico Pedro Gantois, que vai ministrar palestras nas unidades escolares, para alunos, pais e professores.

25/05/2017 às 12h30, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta sexta-feira (26), Dia Nacional de Combate ao Glaucoma será iniciada em Feira de Santana a campanha “Saúde Ocular nas Escolas”. A iniciativa é promovida pelo Instituto Pedro Gantois e tem o objetivo de alertar pais e professores para a necessidade de identificar pequenos sinais que possam indicar que o aluno está com dificuldades visuais que estão interferindo no desempenho escolar. 

O projeto vai começar no Colégio Nobre, com palestra das 8h30 às 12h, para as quatro turmas do primeiro ano do ensino médio. A campanha foi idealizada pelo médico Pedro Gantois, que vai ministrar palestras nas unidades escolares, para alunos, pais e professores.

Ele vai falar sobre algumas patologias e problemas de visão, além de sintomas que podem dar o sinal de alerta. Em especial, o Ceratocone, que geralmente começa na adolescência e nem sempre é percebido e sobre. Também sobre o Glaucoma, doença silenciosa, que geralmente não apresenta sintomas e é a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

"Ao longo dos anos, temos percebido que muitos pacientes poderiam ter prevenido ou tratado mais precocemente alguns problemas na visão, obtendo resultados melhores e com maior rapidez", explicou o oftalmologista. No caso do Glaucoma o diagnóstico precoce e controle da pressão intraocular são fundamentais.

Durante a explanação, será abordado ainda o uso contínuo de computadores, tablets e celulares pelos jovens de hoje e que necessitam de orientações especiais para cuidados com os olhos, visando evitar danos ou alterações oculares. Na próxima semana, será ministrada palestra para as turmas de segundo e terceiro ano. Já estão confirmadas também palestras na Escola Castro Alves e Colégio Super Star.

"Temos a esperança de mudar o cenário da saúde atual e sabemos que tudo começa com ao acesso à informação. Toda mudança que desejamos ver no mundo, começa por nós", ressaltou Dr. Pedro Gantois, que espera uma adesão maciça das escolas, numa forte parceria para realizar essa transformação, vez que se trata de um assunto de extrema importância.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade