Variedades

Avó, filha e neta unidas pela corrida de rua

A sintonia entre a matriarca da família Santos, sua filha Eunice e a neta Letícia, foi reforçada pelo esporte.

24/05/2017 às 15h04, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Amor e cuidado. Esses são ingredientes básicos na relação de mães e filhos. Para dona Osmana Santos, esses sentimentos sempre foram decisivos em todos os momentos familiares, sejam de alegrias ou de tristezas. A sintonia entre a matriarca da família Santos, sua filha Eunice e a neta Letícia, foi reforçada pelo esporte, após iniciarem os treinos de caminhada e corrida com o grupo Hapvida +1K – programa de assessoria gratuita de corrida e caminhada do sistema de saúde.

Depois que a professora Osmana, de 66 anos, iniciou os treinos de caminhada no Centro de Treinamento de Stella Maris, muita coisa mudou em sua vida, desde questões relacionadas à sua saúde até às relações interpessoais. “Eu comecei a aliar o meu pilates à prática da caminhada orientada por um educador físico, que comanda as atividades do + 1K. Isso me trouxe resultados positivos, inclusive das taxas de saúde. Quando fiz novos exames, todos os meus índices estavam normais, para minha surpresa e do meu médico”, diz.

Os ganhos de dona Osmana não param por aí. Após todas as suas conquistas, ela convidou a filha Eunice para participar. “De lá pra cá, tudo vem melhorando, até a nossa relação no dia a dia. Digo isso porque minha filha sofria de depressão e não socializava muito com os familiares. A entrada dela no grupo forçou a interagir com novas pessoas e a se comunicar mais. Com o projeto do Hapvida tenho mais uma coisa em comum para conversar com ela, além de ser mais uma oportunidade de ficar ao lado dela mais tempo”, enfatiza.

Eunice Santos, 40 anos, seguiu os conselhos da sua mãe até na escolha da profissão. “Minha mãe sempre foi minha grande incentivadora”, destaca. A professora, que herdou da mãe a paixão pela educação, foi convidada por dona Osmana para os treinos do Hapvida +1K.

“Além de diminuir as taxas de saúde, o projeto fez meu grau de depressão diminuir bastante. Essa nova rotina tem me deixado mais disposta, mais comunicativa, até minha autoestima aumentou. Isso é fruto do excelente trabalho que o projeto proporciona aos participantes e o nível dos profissionais que lideram os treinos. É gratificante demais chegar do trabalho e ter uma ocupação que me faz bem e que me deixa ainda mais perto da minha família”, completa Eunice, que também levou a filha de 13 anos para participar dos treinos.

Incentivada pela avó e pela mãe, Letícia Guimarães, conheceu a corrida de rua. Esse, já se tornou um dos programas prediletos da garota. A estudante arrisca largas passadas e muita velocidade. Nesse ritmo, vai longe! Agora, a comemoração de dona Osmana é em dose dupla. “O esporte une famílias”, comemora.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade