Agenda Cultural

Espetáculo Cosmonave estreia dia 25 de março no MAC

A narrativa começa com as fagulhas que desencadearam a explosão da matéria cósmica inicial que deu origem à expansão do universo.

24/05/2017 às 14h45, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estreia no dia 25 de maio, no Museu de Arte Contemporânea, às 20 horas, a nova montagem da Cia Teatral Nós Por Exemplo, de Feira de Santana, intitulada Cosmonave: a fábula da criação do universo contada pelos objetos. A história foi construída a partir de fragmentos de mitos das três principais etnias formadoras do povo brasileiro: o índio,o português e o africano, além de fatos científicos.  Cosmonave fica em cartaz nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, no MAC, sempre às 20 horas. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo, no próprio museu.

A narrativa começa com as fagulhas que desencadearam a explosão da matéria cósmica inicial que deu origem à expansão do universo e, consequentemente, à formação da terra e o surgimento dos seres vivos, terminando com a modificação da natureza provocada pelas ações humanas.

Cosmonave é o primeiro espetáculo de Teatro do Objeto montado em Feira de Santana, com uma encenação exclusivamente focada nesse tipo de manipulação. Ainda em difusão no Brasil, o Teatro do Objeto só aparece em nosso país no início da década de 1990 e os principais grupos e pesquisadores do gênero estão localizados nos grandes centros urbanos. Com essa montagem, a Cia pretende estimular novos interessados em pesquisar a referida categoria do gênero Teatro de Formas Animadas ( que inclui também a máscara, a sombra e o boneco) permitindo ao público feirense usufruir esse tipo de espetáculo.

Como no Teatro do Objeto o protagonista pode ser qualquer objeto natural, manufaturado ou industrializado, a sucata, o resíduo, a embalagem vazia, um fragmento de matéria, esse tipo de espetáculo questiona os valores da sociedade de consumo, baseada no descarte de produtos, o que gera impactos ambientais. O Teatro de Objetos, que mescla Artes Visuais e Encenação, incentiva o reaproveitamento e a reciclagem de materiais.

O espetáculo Cosmonave está sendo montado pelo Artista Plástico e Diretor, José Arcanjo, que vem se dedicando a pesquisar o Teatro de Formas Animadas, em Feira de Santana, tendo montado em 2010 o espetáculo de Teatro de Bonecos, A Floresta de Mariquita, e em 2012, o espetáculo de Teatro de Máscaras, Maria Fubá. A sonoplastia e a manipulação de instrumentos sonoros são de Roberval Barreto. A operação de luz é de Zeus Oliveira. O figurino e o cenário são de Fátima Araujo. A produção é de Luluda Barreto.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade