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Alimentação adequada favorece a qualidade do sono

15/05/2017 15h35
Alimentos ricos em triptofano, como leite, combinados com alimentos fontes em carboidratos, como torradas, colaboram para uma boa noite de sono.
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Alimentação adequada favorece a qualidade do sono
Foto: Divulgação

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Dormir bem é um desafio e o brasileiro está entre os povos que dormem menos. De acordo com pesquisa publicada no website Sciense Advances (2016), temos como hábito cerca de sete horas e meia de sono por noite, o que está abaixo da média dos 20 países pesquisados. O país com pior classificação foi o Cingapura, com sete horas e vinte e quatro minutos e com maior classificação foi a Holanda com oito horas e dezesseis minutos de sono. Fatores como problemas familiares e financeiros, estresse e dificuldade de se desligar de aparelhos eletrônicos são apontados como principais razões para as noites mal dormidas.

A alimentação equilibrada é uma das alternativas para ter uma noite tranquila, explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza. E a ceia, aquele lanchinho algumas horas após o jantar, pode ser uma ótima ajuda.

Alimentos fonte de triptofano, como leite e derivados, ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, favorece o relaxamento e induz naturalmente ao sono. Para o triptofano atuar de forma mais eficiente é preciso que seja consumido combinado com alimentos fontes de carboidrato, como torradas, pois o carboidrato ajuda a melhorar a disponibilidade de triptofano para síntese de serotonina. ”Torrada com margarina ou geleia e leite morno com canela é um ótimo exemplo de lanche noturno para ajudar no sono”, explica Aretha.

Confira outras dicas da nutricionista para dormir bem a noite inteira e uma deliciosa receita de geleia de pera, sugerida pela Marca Fortaleza, para acompanhar torradas, leite morno ou um chazinho de camomila.

- Crie uma rotina e procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;

- Modere o uso de aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir;

- Pratique alguma atividade física;

- Técnicas de relaxamento e respiração também favorecem o sono.

 

Como fazer Geleia de Pera


Ingredientes

1 kg de pera descascada e cortada em pedaços;

300g de açúcar

suco de um limão

5 colheres de sopa de água

 

Modo de preparo:

 

Passo 1 - Coloque todos os ingredientes no fogo.

 

Passo 2 - Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo até reduzir bastante e virar geleia (aproximadamente 2 horas).
 

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