Feira de Santana

Internamentos por asma caem mais de 90% em Feira de Santana

Estudos indicam que 20% das crianças e adolescentes feirenses são asmáticos.

15/05/2017 às 11h59, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Entre os anos de 2004 e 2016, o número de internações em Feira de Santana devido a crises asmáticas caiu de 418 para 29 – isto em termos anuais. Redução em mais de 90%.

A significativa queda está relacionada ao início das atividades do ProAr (Programa de Atendimento a Asma e Rinite Alérgica), que atende pacientes no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda.

Estudos indicam que 20% das crianças e adolescentes feirenses são asmáticos. As crises são motivos de internação nos períodos de oscilação ou queda brusca da temperatura.

É uma doença que o tratamento adequado, bem como a correta administração do medicamento leva a significativa melhora na qualidade de vida do asmático.

Esta combinação, diz a médica Heli Brandão, mais o conhecimento dos fatores que desencadeiam a crise, bem como seguir as orientações recomendadas, melhoram a vida dos pacientes.

A maior parte dos pacientes que procura o ProAr é formada por crianças. O atendimento é prestado por equipe multidisciplinar e o tratamento é gratuito.

Eles são referenciados pelas unidades de saúde, através da Central de Regulação, da Secretaria de Saúde. Os pacientes devem passar pelo clínico nas unidades de saúde, que vai solicitar a avaliação do pneumologista.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade