Eventos Acadêmicos

Debate sobre parto natural encerra Semana de Enfermagem na FTC

A escolha do filme, de acordo com a professora Hayana Leal coordenadora do Colegiado, foi devido aos números elevados de partos cesáreos e a crescente mobilização entre os profissionais de saúde para retomada do processo natural.

12/05/2017 às 09h24, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma sessão de cinema, com apresentação do filme O Renascimento do Parto, que estimulao procedimento obstétrico natural para dar à luz,encerra nesta sexta-feira (12) a X Semana de Enfermagem. A programação, iniciada segunda-feira (8), incluiu mesa redonda, palestras e minicursos com abordagens dentro da temática “O empoderamento da Enfermagem e os novos cenários do cuidar”.

A escolha do filme, de acordo com a professora Hayana Leal coordenadora do Colegiado, foi devido aos números elevados de partos cesáreos e a crescente mobilização entre os profissionais de saúde para retomada do processo natural. “É uma tendência mundial”, defendeu, acrescentando que após a exibição haverá amplo debate acerca da questão, com mediação da professora Gléssia Guimarães.

A coordenadora destacou a participação dos estudantes, bem como dos professores vinculados ao Colegiado, em toda a programação. Outro destaque apontado por Hayana Leal foi o desempenho dos egressos do curso que ministraram os minicursos – 10 ao todo – que abordaram temas como Acessos Venosos, Oncologia, Segurança do Paciente, Uso e abuso de drogas, Feridas, Auditoria, Vacinas, Segurança do paciente, Liderança e Empreendedorismo.

Durante a semana, os participantes do evento ouviram ainda um relato de experiência sobre Autismo e discutiram O protagonismo da Enfermagem na defesa do Sus, no combate à violência contra a mulher e frente às políticas públicas de prevenção ao suicídio. As questões foram apresentadas em uma mesa redonda com a participação das enfermeiras Denise Mascarenhas, secretária Municipal de Saúde, Luciana Maia, pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e Aline Oliveira, do CAPS.

Na abertura da X Semana de Enfermagem aconteceu no Auditório Professora Terezinha Mamona, a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora adjunta da Faculdade, falou sobre a importância do evento para a construção da trajetória acadêmica de cada estudante e o compromisso da FTC com a formação do profissional. O encerramento das atividades coincide com as comemorações alusivas ao Dia do Enfermeiro, 12 de maio. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade