Saúde

Dias nublados também pedem óculos de sol

Quem dirige, por exemplo, não pode deixar de ter um par de óculos sempre à mão, já que, em movimento, é praticamente impossível prever de onde a radiação solar irá aparecer.

08/05/2017 às 16h46, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Tratados como simples acessórios estéticos e usados somente nos dias ensolarados ou sob a intensidade direta da luz do sol, os óculos de sol acabam sendo mal aproveitados por muita gente nos dias nublados.

Claro que não se pode ignorar suas propriedades estéticas, afinal, eles dão um charme à pessoa e ficam bem em praticamente todos os ambientes, mas não é só isso: são importantes na tarefa de proteger os olhos, pois o excesso de luz solar, principalmente em ambientes abertos, pode não apenas incomodar as pessoas ou atrapalhar a visão, mas também danificar os olhos e até cegá-los. Por esse motivo, vale a pena pensar nos óculos de sol com um pouco mais de carinho.

Estilo e segurança

Quem dirige, por exemplo, não pode deixar de ter um par de óculos sempre à mão, já que, em movimento, é praticamente impossível prever de onde a radiação solar irá aparecer. Com o susto repentino, fechamos os olhos por instinto e podemos até provocar um acidente.

O mesmo vale para várias atividades feitas ao ar livre, como a prática de alguns esportes. Imagine andar de bicicleta em uma trilha ou fazer uma escalada sem proteger os olhos de forma correta?

Para isso, existem diversas marcas e modelos de óculos escuros. A maioria é para uso casual, mas alguns têm propriedades específicas para algumas atividades. Até a coloração das lentes não acontece por acaso, tendo diferentes usos e utilidades.

Mesmo em dias nublados

É um mito acreditar que os óculos escuros somente são necessários quando existe a incidência direta do sol. Assim como nos bronzeamos quando há o chamado mormaço, também precisamos proteger nossas vistas quando o astro rei está encoberto por nuvens.

Isso acontece porque as nuvens não bloqueiam a radiação solar em sua plenitude, mas apenas parte dela. Se fosse o caso, quando o dia estivesse nublado, ficaria escuro como se fosse noite.

Essa radiação que ultrapassa as nuvens, apesar de não atrapalhar a visão, incide sobre os olhos e pode causar danos – principalmente, a radiação ultravioleta, invisível ao nosso padrão de visão, mas nem por isso menos perigosa.

Por esse motivo, não vale a pena comprar quaisquer modelos de óculos de sol. Aqueles muito baratos, usualmente vendidos por ambulantes nas ruas, não são dotados da tecnologia necessária para proteger devidamente os olhos.

Na hora de comprar, opte por marcas consagradas como as dos óculos Evoke, Ray Ban, Maui, entre outras. Elas oferecem qualidade, estilo e durabilidade por valores justos.

Também vale a pena ter mais de um par, já que muitos deles combinam com um tipo diferente de look. Há os mais sociais, os mais esportivos e até aqueles feitos para usar à noite, em ambientes muito iluminados ou com alterações sensíveis de luz.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade