Educação

Entrevista em inglês, e agora? Como se preparar para ter sucesso nesta etapa

Uma boa preparação pode sim ajudar o candidato a se sair bem e não deixar que o nervosismo jogue contra ele próprio.

08/05/2017 às 16h16, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Entrevistas costumam ser situações de estresse e desconforto. É comum acontecer o frio na barriga e a insegurança, especialmente se houver uma fase em inglês. E, obviamente, quando se fala no conhecimento de outro idioma, não dá para “florear” ou tentar enganar o entrevistador. Contudo, uma boa preparação pode sim ajudar o candidato a se sair bem e não deixar que o nervosismo jogue contra ele próprio. A seguir, a coordenadora Laura Scarparo, da Seven Idiomas unidade Augusta, dá alguns orientações a respeito.

Faça a lição de casa

“Uma boa dica é estudar o vocabulário relativo ao cargo e ao segmento de atuação da empresa, “ afirma Laura Scarparo. “Estudar um bom repertório de palavras que são chave na área em que se vai atuar, ajuda a ter mais segurança e ter uma boa compreensão em relação às perguntas que serão feitas pelo entrevistador. Ler a versão em inglês do site da empresa também ajuda a conhecer as palavras e expressões mais usadas e a familiarizar-se com elas.”

Amplie o vocabulário

Segundo Laura Scarparo, para ampliar o repertório, buscar notícias sobre a área de atuação também é importante. Vale tanto notícias escritas, quanto podcasts e vídeos no Youtube. “Esse exercício é importante para o candidato acostumar o ouvido e treinar a pronúncia de novas expressões”, explica.

Seja maleável

Esta dica vale para qualquer entrevista, mas, em se tratando de outro idioma, o candidato corre o risco de ser entrevistado por um funcionário nativo. Neste caso, além da habilidade em se comunicar é importante prestar atenção do aspecto cultural. “Em geral, estrangeiros são mais objetivos que brasileiros e mais formais também. Neste caso, convém ser mais profissional e menos pessoal nas respostas. Vale também estudar um pouco a cultura do país em questão.”

Simule a entrevista

Em qualquer entrevista é normal que perguntas mais amplas sejam feitas, como: Tell us about yourself. Para se sair bem na resposta, uma dica é treinar a situação previamente, simulando a entrevista com um amigo por exemplo. Além das perguntas mais genéricas, outras com foco objetivo podem surgir, por exemplo “Can you give me an exemple of a time when you…” ou ainda “ How you dealt with that?” Nestes casos, lembre-se sempre de manter uma postura profissional, citando na resposta uma competência desenvolvida ou um exemplo prático de uma situação.

Seja coerente com seus valores

Um aspecto que vem sendo bastante explorado nas entrevistas são as questões éticas e sociais e como o candidato se coloca frente a elas. Ser verdadeiro, em qualquer idioma, é sempre a melhor opção, mas é sempre bom avaliar os próprios conceitos. Visões ultrapassadas ou desrespeitosas são sempre desapropriadas. Portanto, durante a preparação, vale treinar respostas para perguntas como:

“Tell me about a situation in which you insisted on defending your ethical values, although the atmosphere was not appropriate for this kind of behavior.” – Fale sobre uma situação em que teve que manter seus valores em ambiente diverso a eles.

“When have you been most satisfied in your life?” – Quando você ficou mais satisfeito em sua vida?

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade