Eventos Acadêmicos

Workshop debateu projeto de geração de energia através do biogás na ETE Jacuípe II

A usina foi inaugurada em dezembro de 2016 e gera energia elétrica suficiente para atender de 30 a 50% da demanda energética da estação.

05/05/2017 às 10h21, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O aproveitamento do biogás gerado no processo de tratamento de esgoto para geração de energia elétrica na Estação de Tratamento de Esgoto Jacuípe II, em Feira de Santana, foi o tema de um workshop realizado na quarta-feira (3), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O encontro debateu os resultados do projeto que implantou uma usina de geração de energia através do biogás proveniente do esgoto na estação, fruto de uma parceria entre a Embasa, Coelba, Uefs e a Agência de Cooperação Alemã GIZ.

A usina foi inaugurada em dezembro de 2016 e gera energia elétrica suficiente para atender de 30 a 50% da demanda energética da estação. O processo acontece da seguinte maneira: o biogás gerado na etapa de digestão do esgoto é canalizado e transportado para um sistema de limpeza e armazenamento e, em seguida, encaminhado para um grupo motogerador que realiza a combustão do biogás e a geração de energia.

“É uma experiência pioneira no Brasil que aproveita o potencial energético do biogás, uma forma de geração limpa e com eficiência ambiental. Ter essa usina instalada numa estação da Embasa é uma excelente oportunidade de aprendizado e melhoria dos nossos processos, de forma a contribuir para a sustentabilidade do planeta”, destacou o superintendente de operações da Embasa na região norte, Raimundo Bezerra Neto. “O uso do biogás também é estratégico para redução de custos da empresa, já que a energia elétrica é o insumo com o qual a Embasa mais gasta”, acrescentou.

José Antônio Brito, gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba, destacou que o projeto teve como objetivo estudar a viabilidade econômica desta tecnologia para o mercado brasileiro, com foco na sustentabilidade. “A ideia de gerar energia renovável de forma descentralizada é muito interessante e contribui tanto para o meio ambiente, como para a sustentabilidade econômica da empresa de saneamento. O projeto teve o intuito de determinar as condições para a viabilidade econômica desse tipo de empreendimento”, afirmou.

O workshop contou com apresentações sobre o projeto, o aproveitamento do biogás e sua viabilidade, e de duas dissertações de mestrado da Uefs cujas pesquisas foram desenvolvidas com o tema. Uma visita técnica às instalações da usina finalizou as atividades.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade