Artigo

Para evitar o stress

Algumas normas podem ajudar a driblar este inimigo que lhe tira a alegria de viver e pode levá-lo à morte lenta e amargurada.

02/05/2017 às 13h25, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Mais do que uma doença, o stress é a soma das preocupações, temores, frustrações e falta de objetivos realistas. É soma de dias marcados pela excessiva agitação e noites mal dormidas. Algumas normas podem ajudar a driblar este inimigo que lhe tira a alegria de viver e pode levá-lo à morte lenta e amargurada.

CUIDE do seu corpo. É o seu instrumento de comunicação e de trabalho. Escolha alimentos saudáveis e em quantidades certas. Evite todo o tipo agressões do tipo fumo, drogas, abuso de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Faça atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, pelo espaço de 45 minutos. Visite, periodicamente, seu médico.

VOCÊ é responsável da própria qualidade de vida. Defenda seus direitos. Aprenda ser eficaz e ter ritmo. Distribua racionalmente seu tempo, reservando espaços para a família, para o trabalho, para o exercício físico, para o lazer, para o repouso e para o cultivo do espírito. A qualidade de vida é uma planta que precisa ser regada sempre.

QUE SUA CASA seja um lar. Um lugar acolhedor que o receba no final de um dia cansativo. Não leve problemas para casa. Seus familiares são as pessoas mais importantes. Não encha sua casa de todos os bens de consumo. A tranqüilidade deve dominar o ambiente. Lembre que estas coisas dependem, sobretudo, de você mesmo. Por isso, diminua o tempo diante da televisão, computador, celular, notebook, tablet.

NÃO DISPENSE as férias. Tenha atividades, mas também tempos de gratuidade. Não leve para as férias o emprego, os problemas, sua firma, seu computador. E atualmente, a terrível “maquininha” do celular que alcança o “infeliz” de férias, em qualquer lugar. Seus familiares também precisam de férias e de você.
APRENDA com os outros. Procure ajuda com pessoas competentes. Aprenda a perdoar e, sobretudo, a pedir perdão. Veja quem são seus maiores aliados e não tenha medo de dialogar. Cultive a espontaneidade, o bom humor, a amizade sincera, o respeito pelos outros, com suas possibilidades e deficiências.

A FÉ É UMA dimensão essencial em sua vida. Reserve um tempo por dia para estar frente a frente com Deus. Confie nele e lembre que Ele o ama, assim como você é. Cultive a espiritualidade. Nunca esqueça que Jesus, antes de partir para o céu, disse: “Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos”. (Mt 28, 20)

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected] 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade