Feira de Santana

Índios da tribo Kariri-Xoco retornam a Alagoas com 5 mil kg de alimentos arrecadados

Alunos, professores e a comunidade em geral demonstraram extrema solidariedade com a tribo.

30/04/2017 às 10h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Realização e alegria marcaram o retorno dos índios da tribo Kariri-Xoco, que estavam em Feira de Santana há um mês, ao estado de Alagoas, neste sábado (29).

Os 23 índios, cuja tribo fica próxima à cidade de Porto Real do Colégio (AL), vieram a Feira em busca de donativos para a comunidade que passa por dificuldades no enfrentamento à seca, condições ainda mais difíceis após a transposição do Rio São Francisco. Eles também participaram de uma série de atividades em escolas das redes públicas e privadas, apresentando aspectos da cultura indígena, a dança, cânticos e artesanato.

Alunos, professores e a comunidade em geral demonstraram extrema solidariedade com a tribo. "Conseguimos arrecadar 5 mil quilos de alimentos diversos e estamos felizes por termos convivido por tantas semanas com a comunidade feirense, sempre solidária e alegre", destacou Erua Suíra. "O povo de Feira sempre demonstra disposição para ajudar em todos os sentidos, nos sentimos muito bem acolhidos aqui", ressaltou o cacique Yapoa Suíra.

Os 23 representantes da tribo estavam hospedados no bairro Feira X, de onde saíam diariamente para visitar escolas e outras instituições nos diversos bairros, distritos e ainda nas cidades de Coração de Maria, Conceição do Jacuipe, Santo Estevão e Pé de Serra.

Para retornar à tribo com os alimentos arrecadados, os índios contaram com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana que viabilizou o transporte dos donativos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade