Cultura

Curso gratuito para formação de agentes culturais chega a Feira de Santana

Com duração de 15 horas, o curso abordará temas fundamentais para a formação de um agente da cultura, como políticas culturais, culturas brasileiras e baianas e organização da cultura.

25/04/2017 às 14h38, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estão abertas, em Feira de Santana, as inscrições para o curso de Formação e Qualificação de Agentes Culturais. Os interessados podem se inscrever pelo site www.agentesculturais.com.br. Direcionado a todos os envolvidos com a cultura – artistas, comunicadores, gestores, artesãos, ativistas – o programa oferece cursos gratuitos e presenciais em 16 cidades da Bahia. Com duração de 15 horas, o curso abordará temas fundamentais para a formação de um agente da cultura, como políticas culturais, culturas brasileiras e baianas e organização da cultura.

Para participar, basta ter mais de 16 anos e interesse na área da cultura. Como não há seleção, as inscrições terminam conforme a quantidade de vagas, que varia em cada localidade que receberá o curso. Aqueles que participarem em pelo menos 75% das atividades, receberão por e-mail certificado de extensão de 15 horas da UFBA.

Coordenado pelo professor e pesquisador Albino Rubim, o programa se propõe a formar ativistas comprometidos com a efetivação dos direitos culturais e a consolidação das políticas públicas de cultura, voltadas para o fortalecimento da cidadania cultural. É viabilizado por meio de apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia através do edital de Formação e Qualificação em Cultura 2016 do Fundo de Cultura da Bahia. Tem apoio institucional da Diretoria de Espaços Culturais, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Fundação Pedro Calmon.

Os cursos acontecerão entres os meses de abril e maio. São cinco módulos consecutivos de 3 horas cada. A expectativa é alcançar 1500 participantes. Já foram contempladas três turmas em Salvador e Lençóis. Até o final de maio, novas turmas serão abertas em Alagoinhas, Mutuípe, Vitória da Conquista, Salvador (Alagados), Itaparica, Cabaceiras do Paraguaçu, Guanambi, Itabuna, Itaparica, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Salvador (Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia), Santo Amaro e Valença.

Como parte do processo formativo, o curso vai integrar uma atividade artística em sua programação, a imersão cultural. Cada um dos 20 espaços vai receber um artista, comunicador ou movimentador cultural para apresentar o seu trabalho e provocar reflexões no público. A mostra será levada para a sala de aula e integrada às outras atividades didáticas.

Albino Rubim destaca que a imersão cultural é fundamental para a formação de cada participante. “É muito importante que o agente cultural, para ser um ativista, articulador e mobilizador, deva ser uma pessoa envolvida e encantada com a cultura. Ou seja, deve ser um consumidor e mais que isto um conhecedor da cultura. Um ser aberto sempre a novas fruições culturais. Daí o sentido da inclusão da imersão cultural como momento vital do curso”, avalia o coordenador.

Todas as aulas serão ministradas por professores pesquisadores que integram o CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Com formação nas áreas de comunicação, produção cultural e ciências sociais, os educadores podem preparar os participantes para atuarem como agentes culturais.

Além dos encontros presenciais, os inscritos ainda podem acessar conteúdos complementares na biblioteca do site. Os textos e vídeos encontrados na plataforma digital servem para ajudar o agente cultural a fundamentar as práticas que fazem parte do seu trabalho.

Programação:

Semana 2:
27, 28 e 29 de abril (QUINTA a SÁBADO)
Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica)

28, 29 e 30 de abril (sexta a domingo)
Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana)
Espaço Cultural Alagados (Salvador)
Casa de Cultura (Mutuípe)
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista)

Semana 3: 5, 6 e 7 de maio (sexta a domingo)
Cine Teatro Lauro de Freitas (Lauro de Freitas)
Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu)
Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença)
Espaço Xisto Bahia (Salvador)

Semana 4: 12, 13 e 14 de maio (sexta a domingo)
Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna)
Centro de Cultura ACM (Jequié)
Cine Teatro Solar Boa Vista (Salvador)

Semana 5: 19, 20 e 21 de maio (sexta a domingo)
Teatro Dona Canô (Santo Amaro)
Centro Cultural de Guanambi (Guanambi)
Centro de Cultura de Porto Seguro (Porto Seguro)
Centro de Cultura de Alagoinhas (Alagoinhas)

Semana 6: 26, 27 e 28 de maio (sexta a domingo)
Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro)

Saiba mais: www.agentesculturais.com.br
Contato: [email protected] |Scheilla Gumes e Laís Matos
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade