Bahia

Campanha alerta frentistas e consumidores sobre danos à exposição do benzeno em postos de combustíveis

Durante o lançamento da campanha serão distribuídas cartilhas educativas com orientações a frentistas e consumidores.

24/04/2017 às 17h58, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho na Bahia (Sinait-DS/BA) e o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustível na Bahia (Sinposba) lançam nesta terça-feira (25) a campanha “Não passe dos limites. Complete o tanque só até o automático”, que visa reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno.

Durante o lançamento da campanha, diretores do Sinposba e do Sinait-DS/BA distribuirão cartilhas educativas em postos de combustíveis, das 8h às 12h, orientando frentistas, funcionários de postos e consumidores sobre as novas regras e a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

O objetivo é esclarecer sobre a importância do cumprimento da portaria nº 1109/2016, do Ministério do Trabalho, que regulamenta o anexo II da Norma Regulamentadora 9 (NR9), aprovado pela Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz, que visa especificamente, a segurança nos postos de combustíveis, e, sobretudo, reduzir o risco de contaminação pelo benzeno presente na gasolina.

A ação integra as atividades comemorativas da Campanha Abril Verde, do Ministério do Trabalho, em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado no dia 28 de abril.

 Intoxicação por Benzeno

A intoxicação por benzeno, por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas, pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo levar à morte. O cérebro e o fígado também podem ser atingidos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) inclui o benzeno em sua lista de produtos cancerígenos.

Abastecer o tanque "até a boca" também prejudica o automóvel. O combustível excedente é armazenado no canister, dispositivo feito para absorver vapores gerados durante o processo de abastecimento. Quando o canister entra em contato com combustível na forma líquida, ocasiona falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível, danos à pintura e desperdício.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade