Eventos Acadêmicos

I Seminário de Literatura Alternativa/Marginal será dia 3 na Uefs

A inscrição no evento é gratuita e será feita no dia do evento, na frente do anfiteatro do módulo 2, na Uefs.

19/04/2017 às 15h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Será realizado no dia 3 de maio o I Seminário de Literatura Alternativa/Marginal da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A inscrição é gratuita e pode ser realizada no dia do evento, na frente do anfiteatro do módulo 2, na instituição. O evento consiste em uma das atividades do projeto de iniciação científica “Poesia alternativa além das palavras em Miró de Muribeca. A Imagem sem massagem”, do estudante de licenciatura em Letras Vernáculas Jefferson Moura de Souza, que é orientado pelo Prof. Dr. Aleilton Fonseca no seu projeto de pesquisa “Imagens urbanas na literatura brasileira”.

O seminário será composto por duas mesas (uma no turno da manhã e outra à tarde), um encontro de compositores alternativos da cidade de Feira de Santana ao findar da tarde acompanhado de um sarau, além de exposições dos artistas plásticos Julio Firmo e Don Guto, além artesanatos vários.

Miró de Muribeca, nascido em 1962, em Muribeca, Recife, assina por João Flavio Cordeiro, e é o objeto de estudo do projeto de pesquisa no qual aflora esse seminário, o poeta em questão traz à luz em sua obra, a mendiga que faz suas necessidades na rua, a catadora de lata com um olhar forte e profundo, a prostituição infantil, a violência das ruas de Recife, espelho de muitas outras ruas do mundo, traumas sociais, violência policial, racismo, fome, esses são fatores que ratificam a classificação da poesia de Miró enquanto “marginal/alternativa”. O recifense tem como principal marca de sua obra a performance, e além disso vende seus livros manualmente não participando assim, de nenhum mercado editorial, o que torna muito necessário, o contato com o escritor para ter acesso a sua obra e assim, se aprofundar nela.

Segundo a organização, baseado nesta necessidade do contato físico com o artista para o desenvolvimento dessa pesquisa foi pensado esse seminário.  Confira a programação:

Quarta-feira (03 de maio de 2017)

– 8:00 às 8:30: Cadastramento

– 8:30 às 9:00: Performance de abertura e apresentação do evento.

-9:00 às 11:30: Mesa: “Entre as margens e as normas: o trânsito do discurso literário” ,Prof. Dr.Aleilton Fonseca; Prof. Dr Roberval Pereyr ; Prof. Dr Claudio Novaes.

– 11:30 às 14:30- Intervalo para almoço

– 14:30 às 15:00: Performance lírico-musical.

– 15:00 às 17:00: Mesa “Novas produções” com os produtores culturais e compositores Uyatã Rayra e Maths Carmo (Don Maths), além do pesquisador e poeta Will Fialho.

-17:00 às 17:20: Intervalo

-17:20 às 18:00 Encontro “de-composição”, com Genivan de Leda, Don Maths, Uyatã Rayra, e Piza, acompanhado de sarau.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade