Bahia

Detran fiscaliza implantação de videomonitoramento em autoescolas

O sistema já funciona em Salvador e em mais 11 cidades, e o cronograma completo para a implantação do dispositivo está publicado no site do Detran.

18/04/2017 às 14h02, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A resolução 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que todas as autoescolas do País implantem o sistema de videomonitoramento das aulas práticas de direção até o final do ano. A medida vale para a preparação de motoristas nas categorias B (carros), C (caminhão), D (ônibus) e E ( veículos com dois reboques). Na Bahia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) fiscaliza o cumprimento da nova regra, tomando como base os municípios onde estão localizadas as unidades descentralizadas do órgão.

O sistema já funciona em Salvador e em mais 11 cidades, e o cronograma completo para a implantação do dispositivo está publicado no site do Detran. “Criamos o cronograma para permitir que em todas as regiões do estado as autoescolas cumpram o prazo. Entramos nessa nova fase do processo de formação dos condutores, que oferece mais transparência, segurança e qualidade”, explica o diretor de Habilitação da autarquia, Mário Galrão.

No monitoramento em tempo real das aulas práticas, a identificação do aluno e do instrutor é biométrica, por meio de um tablet, e câmeras instaladas no veículo gravam imagem e som, com o registro também do tempo de duração do treinamento e o trajeto percorrido. As informações são transmitidas diretamente para o sistema do Detran, permitindo uma análise mais detalhada do desempenho do candidato à habilitação. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade